Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Mato Grosso será inserido no Pronasci

A Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) recebeu nesta quarta-feira (03) a ligação do Ministério da Justiça, confirmando a adesão de Mato Grosso no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Serys luta por esta adesão há algum tempo e considera que esta é uma das mais importantes ações na área de segurança do Brasil. “Estamos lutando por isso há anos. O Pronasci em Mato Grosso será uma revolução na segurança pública de nosso Estado, com a valorização dos profissionais de segurança, participação da comunidade, melhoria do sistema prisional e tratamento adequado de jovens, mulheres e sociedade de um modo geral no que trata a criminalidade”, disse.


Mato Grosso já iniciou os debates sobre o assunto. Já foram realizadas conferências regionais em Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tángara da Serra, Barra do Garças, Várzea Grande e Cuiabá, são chamadas de reuniões municipais preparatórias. A Conferência Estadual de Segurança Pública será feita entre os dias 18 e 20 de junho, em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O Pronasci é desenvolvido pelo Ministério da Justiça e marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.

Atualmente, 17 estados contam com o programa: Alagoas, Acre, Bahia, Ceara, DF e Entorno, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Mato Grosso será inserido no próximo dia 10 de junho, quando será assinado o termo de adesão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet