Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PM já registrou mais de 35 mil atendimentos este ano

Um levantamento operacional aponta que a Polícia Militar de Mato Grosso já atendeu a mais de 35 mil ocorrências. Somente no mês de maio, de acordo com informações do Comando Regional I, foram registradas 1.205, sendo 405 registros de ações em flagrante delito. Em 2008, a PM atendeu a 108 mil ocorrências.


A implantação do Batalhão de Força Tática, que assumiu a atividade em 14 de maio, já resultou no registro de 51 ocorrências, quatro por porte ilegal de arma de fogo e outras três prisões, por mandados e ainda seis ocorrências por tráfico de drogas. Com a criação do Batalhão, explica o comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho, "a polícia ganhou maior mobilidade. Temos hoje à disposição para o pronto emprego mais 17 equipes”. Cada célula de trabalho fica disponível para atuação nas áreas de circunscrição das Bases Comunitárias de Segurança Pública instaladas na cidade. Por exemplo, a equipe que atua junto a Base do São João Del Rey reforça o policiamento da área do Pedra 90. As unidades ficam disponíveis para o pronto atendimento daquele perímetro.

APURAÇÃO

Conforme o corregedor geral da PM, coronel Jorge Catarino Moraes, foram registrados 152 procedimentos pelo órgão em 2009, sendo que foram abertos 14 conselhos de disciplinas contra praças (soldados, cabos ou sargentos) e 01 contra um oficial da PM, que responde a processo por homicídio. O coronel afirma ainda que denúncias de ações que não sigam a premissa de trabalho da Polícia Militar podem e devem ser feitas na Corregedoria, instalada na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Ele explica que o número de procedimentos é maior contra os praças, pois eles são a maioria dentro da Instituição. "São as pessoas que estão no confronto direto. São pessoas passíveis de erros, mas essa justificativa não serve para ações que não preguem o respeito ao cidadão", sintetiza o coronel Moraes.

Ele explica também, que existem seis tipos de procedimentos que podem ser instaurados para apuração de fatos, o conselho de disciplina (para praças), de justificação (oficiais), inquérito policial militar, sindicância, processos administrativo disciplinar militar e, ainda, o inquérito sanitário de origem, (aberto quando o militar é ferido em serviço). Os 152 procedimentos dizem respeito a distintas situações. Como é previsto pelo Estatuto da PM, o atraso para apresentação ao serviço, ou a falta injustificada são passíveis de punição. “Por respeito ao cidadão todas as denúncias feitas são checadas. Comprovada veracidade é aberto procedimento para averiguação. Se houver o indício de crime vai para à Justiça Militar, caso contrário é arquivado”, acrescentou o corregedor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet