Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Para garantir transparência de dados, direção da Ager adia reunião com Setromat

Para garantir a lisura e transparência do processo de reestruturação do Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros, a direção da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) comunicou ao Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Setromat) que ainda seleciona as informações que serão repassadas ao setor.


Portanto, a reunião prevista para hoje, foi adiada e uma nova data será definida assim que os dados estiverem devidamente reunidos. “Este é um cuidado que devemos ter para não repassarmos informações privilegiadas aos empresários do setor. Uma precaução na condução do processo para não correr o risco de inviabilizar o projeto”, justificou a presidente da Ager-MT, Márcia Vandoni.

O Setromat solicitou, em reunião na semana passada, detalhes da proposta de reestruturação do sistema, entre eles, dados da pesquisa de campo realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que embasou o projeto elaborado pelo Centro de Excelência em Engenharia de Transporte (Centran), órgão ligado ao Ministério da Defesa (MD).

A Ager vai repassar informações conceituais e metodológicas da pesquisa, as demais serão divulgadas amplamente para a sociedade mato-grossense, em momento oportuno. “Com certeza, quando a revisão e análise dos dados forem concluídas e o projeto básico de cada mercado for definido haverá uma divulgação ampla, transparente e irrestrita”, garantiu Márcia Vandoni. O ofício encaminhado ao Setromat também foi enviado à Casa Civil.

O ESTUDO

A proposta para reestruturar o Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros no Estado foi baseada em uma pesquisa de campo realizada por alunos da UFMT, nos 141 municípios, entre janeiro e agosto de 2008. Foi analisado o sobe e desce dos passageiros, de onde eles saem e para onde vão, como é o funcionamento do sistema e as rodovias utilizadas, desde a infraestrutura aos entraves ao longo das linhas.

A população apontou também o que quer em relação ao serviço. O projeto definiu, ao considerar as viagens que centralizam o movimento das pessoas em Mato Grosso, 30 municípios-pólo, em oito mercados (rede com vários municípios) distintos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet