Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Abrace o rio

Ricardo propõe PAC do Rio Cuiabá para a Copa de 2014

Foto: Kelly Martins/OD

Ricardo propõe PAC do Rio Cuiabá para a Copa de 2014
Em comemoração a semana do meio ambiente e na tentativa de recuperar o rio Cuiabá, o deputado estadual, Sérgio Ricardo (PR), disse hoje que é necessário realizar o" PAC do Rio Cuiabá”, com o objetivo de recuperar a bacia do rio, resolver a questão do saneamento básico e redes de tratamento de esgoto. A declaração foi feita na manhã deste domingo, durante a 5ª edição do evento “Abrace o Rio Cuiabá”, que contou a presença aproximadamente 15 mil pessoas, que ocuparam a ponte Júlio Muller, em prol da consciência ecológica sobre o curso d’água.


O deputado disse ao site Olhar Direto que já apresentou a proposta do PAC do Rio Cuiabá na Assembléia Legislativa, e aguarda a avaliação dos colegas. Os recursos para a execução do programa seriam com o Governo Federal e contrapartida do Estado e município. No entanto, não quis discutir valores de investimentos, mas ressalta que com a escolha da capital mato-grossense como cidade-sede da Copa 2014, a recuperação deve ser acelerada.

“O rio Cuiabá é o rio da Copa. Temos que melhorar a qualidade da água, pois recebe 70% do esgoto “in natura” produzido pela população e milhares de toneladas de lixo que escorrem pela rede de córregos e pequenos rios”, frisou. Segundo ele, o investimento nas obras do rio se dará como o PAC Pantanal, que também se refere a um programa específico.
 
Atualmente, apenas 23% dos dejetos produzidos nos domicílios são tratados na cidade. Dos R$ 240 milhões do PAC para Cuiabá, R$ 190 serão para esgoto.

Muitos estudantes e a população no geral lotaram a ponte Júlio Muller nesta manhã. Com bandeiras, faixas, cartazes, eles, de uma maneira simbólica, abraçaram a preservação dos biomas Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia, presentes no Estado. O rio Cuiabá é um dos principais formadores do Pantanal, percorre 980 quilômetros e banha 13 municípios da Baixada Cuiabana


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet