Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

missão externa

Serys representa o Brasil no Fórum de Legisladores G8+5

A senadora Serys Slhessarenko, juntamente com o também senador Renato Casagrande(PSB-ES) e o deputado Antonio Paloci (PT-SP), participam de seta-feira a domingo do Fórum de Legisladores G8+5, em Roma, na Itália.

A senadora Serys Slhessarenko, juntamente com o também senador Renato Casagrande(PSB-ES) e o deputado Antonio Paloci (PT-SP), participam de seta-feira a domingo do Fórum de Legisladores G8+5, em Roma, na Itália. O encontro colocará em discussão, temas fundamentais para o nosso país no que diz respeito às questões relativas ao meio ambiente, mudanças climáticas no mundo, assim como apresentação de propostas de soluções, concernentes a esses temas. 


A iniciativa é da Organização Mundial de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado (GLOBE International), que leva as autoridades, pagando todas as despesas. O objetivo é reunir parlamentares do G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, o Reino Unido e os Estados Unidos), e do Brasil, China, Índia, México e África do Sul, para discutir sobre as alterações climáticas no mundo. A Organização Global de Legisladores é presidida hoje por Elliot Morley, enviado Especial do Primeiro-Ministro do Reino Unido para as Questões Climáticas e presidente da Comissão Especial de Energia e Mudança Climática do Parlamento do Reino Unido. 


Serys destaca que a participação Brasil nessas discussões é fundamental, não só para marcar sua posição – defendendo os interesses do país – mas também pelo o que o país representa mundial, em relação à preservação ambiental. “O mundo está de olho no nosso país, por conta de nossas riquezas naturais e para garantirmos a preservação dessas riquezas precisamos nos impor no G8 e nos demais eventos internacionais, como um país importante, fundamental, nas questões que tangem a preservação de nosso planeta. As divergência entre os países do G8 são enormes, mas é preciso prever responsabilidades para todos e o Brasil exerce um papel importante nesse contexto”, afirma a senadora.

Este é o sexto Fórum de Legisladores do G8+5, que se reunirá antes da Cúpula do G8, que acontece em novembro, em Copenhagem (Dinamarca). O Fórum colocará em debate as mudanças do uso do solo e ecossistemas, além da busca de estratégias comuns para enfrentar os desafios ambientais e econômicos do século XXI. Os últimos encontros ocorreram no Brasil, na Alemanha, Estados Unidos e o mais recente, em 2008, no Japão.

O evento será aberto, no próximo dia 12 pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, que preside o G8. Participam ainda o presidente da Câmara dos Deputados da Itália (Camera dei Deputati), Gianfranco Fini, e o presidente do Senado da Itália (Senato della Repubblica), senador Renato Maria Giuseppe Schifani.

Junto com o Fórum de Legisladores, acontecerá ainda uma reunião preparatória da próxima reunião do G-8, como programação do evento, a Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hilary Clinton, o primeiro-ministro da Dinamarca e anfitrião da Conferência das Partes (COP) de Copenhague, primeiro-ministro Lars Løkke Rassmussen, além do ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fará uma participação na Conferência, por meio de vídeomensagem.

Na pauta do encontro, temas como o Estado atual da Ciência (com a apresentação sobre os resultados da Conferência de Ciências de Copenhague), apresentação do Relatório da Comissão Internacional sobre Mudança do Uso do Solo e Ecossistemas, Estratégias Comuns para Enfrentar os Desafios Ambientais e Econômicos do Século XXI, no primeiro dia do evento.

No segundo dia, haverá uma nova audiência da Audiência da Comissão Internacional sobre Mudança do Uso do Solo e Ecossistemas, onde cada comissão solicitará aos membros da Comissão que realizem sessões semelhantes de apresentação de dados nacionais para elaborar documentos sobre a situação nacional a serem apresentados à Comissão em resposta a um conjunto de questões cruciais. Esta sessão tem como objetivo demonstrar como se podem organizar essas audiências, para isso, haverá depoimentos de vários especialistas como o Comissário Europeu para o Meio Ambiente, Comissário Stavros Dimas, a ministra italiana do Meio Ambiente, Stefania Prestigiacomo e a diretora Executiva da Coalizão de Nações com Floresta Tropical (organização intergovernamental), Federica Bietta, entre outros. Haverá ainda um painel sobre “Energética - Captura e Armazenagem de Carbono (CCS) & Financiamento de um Acordo sobre o Clima em Copenhague”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet