Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sanecap elabora projeto de padronização de ramais e cavaletes

Com o objetivo de reduzir as perdas com a água tratada em Cuiabá e, consequentemente, reduzir custos, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) vai padronizar todos os ramais e cavaletes das residências de Cuiabá. O projeto para implantação destes serviços foi elaborado pelo engenheiro Joaquim Andrade e apresentado a diretoria da Companhia na última segunda-feira (22).


De acordo com a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, o desperdício de água tratada em Cuiabá chega a 45%. Essa perda acontece por causa de vazamentos e sistemas hidráulicos ilegais (ligações clandestinas). Do total das perdas, 36% acontecem nos cavaletes, 10% nas redes e 54% nos ramais.

Eliana Rondon enfatiza que a padronização será feita de acordo com normas estabelecidas pela Sanecap, que determina que sejam usadas peças e conexões resistentes às intempéries e que dificulte ao máximo a violação e o furto. Para que a redução das perdas aconteça, Eliana Rondon ressalta que é importante a participação do usuário nesse processo fazendo o controle interno das instalações de água quanto aos vazamentos e desperdício da unidade consumidora.

Para o engenheiro da Sanecap Joaquim Andrade, a maior expectativa deste projeto é retirar definitivamente os milhares pontos de vazamentos que ocorrem sistematicamente em grande parte do abastecimento de Cuiabá, pois somente desta maneira as equipes técnicas responsáveis pela distribuição de água terão condição de ajustar pontos de pressão e vazão mantendo abastecimento com carga contínua.

“Será um passo importantíssimo em direção as metas almejadas pelo planejamento estratégico. Com esse serviço vamos ter um controle de perdas seguro e moderno, inclusive iniciar o uso de software com simulações de equilíbrio hídrico e demanda de abastecimento em tempo real”.

O engenheiro observa que após todo o serviço de instalações dos materiais, as equipes do setor comercial terão corpo suficiente para promover as negociações de débitos anteriores, além disso, as rotinas de corte passarão a ser uma tarefa mais ágil e extremamente econômica, assim como a redução nas ordens de serviços para manutenção de rede e ligações.Para acompanhar e coordenar esses trabalhos, a Sanecap criou a Comissão responsável pela padronização de cavaletes nas ligações domiciliares de água.

Cada setor da terá um representante, sendo que o coordenador geral é Noé Rafael da Silva (da Divisão Operacional), e os demais membros são: Iracema Caldas (Coordenadoria de Planejamento), Assis Vicente (Cadastro e Leitura), Gilson Walmik Pedroso (Manutenção de Rede de Água), João Batista Xavier (Manutenção de Esgoto), Valéria Roder (Hidrometração), José Vanderlei Moreno (Cortes, Cobrança e Notificação), Erick Leite Ferreira (Atendimento ao Público), Neila Barreto (Comunicação), Joaquim Andrade (Divisão de Expansão), Álvaro Luiz Gonçalves (Obras e Fiscalização), João Lira (Assessoria Comunitária), Sebastião Fanaia (Distribuição e Macromedição) Carlos Alberto de Arruda (Tratamento de Esgoto).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet