Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

cidades de MT

Ecoturismo Imperial: Aos 285 anos, Diamantino redescobre a história do Brasil

O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, esteve acompanhado do secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Euclides Eurico das Neves ‘Kid’, na ‘Rota Estrada do Rei – Caminho dos Diamantes’ e relembrou como estava o trecho da Serra Calçada quando a equipe da Prefeitura Itinerante, por meio do projeto...

O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, esteve acompanhado do secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Euclides Eurico das Neves ‘Kid’, na ‘Rota Estrada do Rei – Caminho dos Diamantes’ e relembrou como estava o trecho da Serra Calçada quando a equipe da Prefeitura Itinerante, por meio do projeto InterAção, passou pelo local.


“Diamantino pode ter orgulho de dizer que tem um histórico circuito turístico, tão importante quanto Ouro Preto (MG). Viemos aqui no InterAção e as pedras que calçam a serra, que outrora foram colocadas por escravos, estavam cobertas por folhas e mato, agora o caminho Real está restaurado e pronto para receber os turistas”, afirmou o prefeito.

Prestes há completar 285 anos, Diamantino redescobre por meio do ecoturismo a história do Brasil e se prepara para receber o turismo internacional.

A Estrada do Rei foi aberta ou construída no século XVIII para facilitar o escoamento da produção, inicialmente de ouro e mais tarde, do diamante da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Alto Paraguai para a Coroa, no Rio de Janeiro.

O trecho da estrada partia de Diamantino, passando pela Peraputanga, Forquilha, Tombador - Nobres e Rosário Oeste. Nesta localidade, o carregamento de ouro ou de diamante seguia para a Capital da Província de Mato Grosso, por via fluvial, através do Rio Cuiabá e depois, para o Rio de Janeiro, sempre sob a guarda dos Dragões, um regimento da força do Rei de Portugal. O percurso terrestre também chegava a Cuiabá.

A Serra Calçada foi construída no mesmo período, com a finalidade de assegurar o transporte, em qualquer época. As pedras formavam um pavimento que facilitava o acesso dos animais de cargas, tanto de subida como de descida e também evitava o assoreamento da estrada e o deslizamento de encostas.

No trecho da Estrada do Rei existem dois segmentos calçados. O primeiro, na Serra permeada pelo Rio Paraguai e o outro, na Serra do Tombador.

A criação do circuito turístico surgiu quando o projeto InterAção, em que o Governo Municipal de Diamantino monta expedições aos locais mais afastados da área central da cidade e leva as ações aos moradores no local em que vivem, ao mesmo instante que visita as potencialidades naturais do município.

O circuito também engloba o Rio Paraguaizinho e o Mirante, áreas naturais e preservadas que proporcionam ao visitante inesquecível contemplação da natureza e de parte da história do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet