Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Turismo

arena pantanal

Empresários ligados ao turismo visitam as obras da Arena Pantanal e Aeroporto

Em comemoração ao dia mundial do turismo, representantes da Secretaria de Estado...

Em comemoração ao dia mundial do turismo, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT), da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e do Conselho das Entidades de Turismo de Mato Grosso (Contur) fizeram uma visita técnica às obras do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e da Arena Pantanal. O grupo foi acompanhado por membros da das prefeituras de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Poconé, além do presidente da Comissão Parlamentar Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio J. Barreto.


Após serem recebidos pelos secretários Maurício Guimarães (Secopa) e Jairo Pradela (Sedtur), na sede da Secopa, os empresários foram conhecer os trabalhos no aeroporto. Na ocasião, o superintendente da Infraero em Mato Grosso, João Marcos Coelho, mostrou como o aeroporto ficará após a conclusão da empreitada. “Com as obras, o aeroporto incrementará sua capacidade total de 2,5 milhões de passageiros ao ano para 5,7 milhões. A expectativa é de que, em 2014, a demanda anual na unidade seja de 3 milhões de passageiros. Atualmente, a procura está na casa dos 2,6 milhões”. João Coelho observa que devem ser considerados os picos de movimentação e a sazonalidade. A reforma, de acordo com o superintendente, deve ser concluída em março de 2014.

Após a visita no aeroporto, os empresários foram conhecer a obra da Arena Pantanal e foram unânimes ao afirmar que o estádio será um grande impulsionador do turismo em Mato Grosso, principalmente no segmento de negócio. “Foi importante verificar in loco que as coisas estão andando e que o Governo Estadual está pensando no futuro da cidade e de como aproveitá-la após o evento da Copa do Mundo. A explicação do secretário Maurício Guimarães nos deixou mais otimistas e confiantes”, disse o presidente do Conselho das Entidades de Turismo de Mato Grosso, Jayme Okamura.

Na mesma linha, o presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), Rissao Shimada, disse que foi importante comemorar o dia Mundial do Turismo visitando as principais empreitadas voltadas ao Mundial da Fida na capital. “Acredito que empresários saíram dessa visita mais seguros. A obra da Arena está muito adiantada. O trade quer ser parceiro do Governo e contribuir para desenvolver o turismo do Estado”, ressaltou Rissao.

Para o secretário Maurício Guimarães, as obras vão transformar estruturalmente as cidades de Cuiabá e Várzea Grande e torná-las mais atrativas para o turista. “Além das obras, o turismo é o grande legado que a Copa do Mundo deixará para Mato Grosso”, disse. Ele garantiu ao trade que todos os trabalhos serão concluídos dentro do cronograma estabelecido com a FIFA.

O secretário Jairo Pradela destacou que, além das obras para a Copa de Mundo, o Governo do Estado, por meio da Sedtur, está investindo aproximadamente R$ 330 milhões para melhorar a infraestrutura turística de Mato Grosso. “São obras que vão revitalizar e melhorar o acesso a vários pontos turísticos, como, por exemplo, a Salgadeira”. Ele disse ainda que a intenção da Secretaria de Turismo é estreitar a relação com o trade turístico e desenvolver várias ações que possam inserir o Estado no mapa do ecoturismo brasileiro.

Participaram da visitas também representantes de seis entidades ligadas ao turismo, como ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Sindicato dos Guias de Turismo, as coordenações dos cursos de turismo das universidades Unirondon, Fauc e Icec, além da Ordem dos Advogados de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet