Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

em junho

Vendas de carros devem ter melhor mês da história

Foto: Reprodução/TV Globo

Vendas de carros devem ter melhor mês da história
De estoques que passavam de 300 mil veículos, equivalentes a quase dois meses de vendas, fábricas paradas por mais de um mês e dispensas de funcionários, o cenário da indústria automobilística brasileira no fim de 2008 deu uma guinada e, agora, o setor fala em superar o recorde de vendas de 2,82 milhões de veículos registrado no ano passado. A virada pode ser confirmada pelos resultados de junho, provavelmente o melhor mês da história do setor.


Sem incluir os números de ontem, o setor contabilizava 276 mil veículos licenciados, vendas que hoje devem fechar na casa das 290 mil unidades, de acordo com previsão das montadoras, ultrapassando assim a melhor marca mensal registrada nos mais de 50 anos da indústria automobilística nacional, de 288,1 mil unidades em julho do ano passado. Até agora, as vendas do semestre somam 1,425 milhões de unidades. No mesmo período do ano passado foram comercializados 1,407 milhões de carros.

“Se continuarmos nesse ritmo, será o melhor ano da história do setor”, diz o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider. Ele lembra que, em novembro, quando a crise chegou ao Brasil após a quebra do Lehman Brothers, as vendas de carros despencaram de uma média de 240 mil unidades ao mês para 177,8 mil.

No mês seguinte, com mais de 300 mil carros encalhados nos pátios, as fábricas deram férias coletivas. “A média de vendas semanais ficou abaixo da metade do que registramos nas últimas semanas de setembro”, diz Schneider. Em meados de dezembro, o governo reduziu o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e o consumidor, aos poucos, começou a voltar às lojas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet