Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

IBM e hospital criam software 3D para fichas médicas

Médicos do hospital Thy-Mors, na Dinamarca, e a IBM desenvolveram software para registro de pacientes que utiliza um modelo tridimensional de computador sobre a anatomia humana a fim de visualizar as informações médicas sobre o paciente.


O novo software deve dar aos médicos uma visão melhor do histórico do paciente e economizar tempo considerável para o hospital nas buscas em sistemas de registro. "Se você precisa apenas de informações sobre o coração, clica sobre ele e recebe a informação diretamente", disse Kurt Nielsen, diretor do hospital, em entrevista por telefone nesta terça-feira. "Pode-se obter um panorama rápido sobre o histórico de saúde do paciente", afirmou.

O software foi projetado para funcionar com diferentes tipos de registros eletrônicos de pacientes e para retirar informações desses sistemas extensos e ocasionalmente complexos e exibi-las por meio de uma interface fácil de utilizar.

No modelo do corpo, setas indicam as áreas tratadas, e um clique do mouse sobre uma seta ou porção do corpo específica obtém automaticamente a informação médica relevante, incluindo medicação usada no passado e atualmente, e diagnósticos.

"Nós vamos usar o sistema. No piloto, o testamos com sistemas reais de dados de pacientes, e agora temos um teste clínico em curso. O método pode ser adaptado para uso em qualquer lugar no qual exista um sistema eletrônico de fichas médicas", disse Nielsen.

A IBM e sua parceira de negócios Nhumi Technologies, criada pela IBM Research, colaborarão na comercialização da tecnologia e planejam colocá-la à venda na Holanda, Suíça, Escandinávia e em outros países, por meio de parceiros.

A ferramenta também deve propiciar melhora no diálogo entre médicos e pacientes ao permitir que os médicos ilustrem partes relevantes do corpo no modelo.

"Acreditamos que esse seja um importante benefício adicional. Nossa opinião é a de que parte do tempo economizado pelo hospital será usado para um melhor diálogo com os pacientes", disse Peter Lundkvist, diretor de vendas da Nhumi Technologies.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet