Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

dando certo

Projeto atende crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais

Implantado há três anos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o projeto social Bombeiros do Futuro atende, além das crianças e jovens carentes na faixa etária de 11 a 16 anos, um outro público muito especial.

Implantado há três anos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o projeto social Bombeiros do Futuro atende, além das crianças e jovens carentes na faixa etária de 11 a 16 anos, um outro público muito especial: crianças e adolescentes com déficit intelectual ou com necessidades educacionais especiais. A cada edição do projeto, uma turma com necessidades educacionais especiais e deficientes físicos é formada. Nesta 5ª edição, 37 alunos do Centro Pedagógico de Ensino Especial (Cenper) concluíram o projeto. Desde 2006, já são aproximadamente cem alunos especiais formados.


Para trabalhar esses jovens adultos (muitos com idade entre 20 a 42 anos), uma pessoa especializada no atendimento a necessidades educacionais auxilia o trabalho dos bombeiros na execução do projeto.

“Damos o mesmo tratamento a todos os alunos, para que todos se sintam iguais”, explicou o coordenador do projeto social, major BM Paulo Wolkmer. “Trabalhar com essas pessoas é uma forma que o Corpo de Bombeiros tem de promover a inclusão social”, completou.

A seleção dos alunos é feita pela equipe técnica do local onde eles são atendidos, na qual é avaliada as condições de participação e assimilação dos trabalhos desenvolvidos no projeto Bombeiros do Futuro. O pelotão especial da 5ª edição do projeto funcionou no próprio Centro, localizado no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. O local atende pessoas com déficit intelectual leve e moderado.

Segundo a diretora do Cenper, Luciene dos Anjos Silva, a participação dos alunos no projeto Bombeiros do Futuro melhorou a disciplina, socialização e a autoestima. “As palestras foram muito boas para eles, além das noções das atividades militar, como fazer nós e amarrações”, disse.

“A subida ao Morro de Santo Antônio também foi uma experiência muito boa, que eles não esquecem”, completou a diretora. A caminhada ao Morro é acompanhada cuidadosamente pelos bombeiros militares, sempre levando em consideração as limitações de cada um dos alunos.

Para a dona de casa Rita Auxiliadora da Silva, a inclusão da filha Daniele de Paula, 20 anos, no projeto foi de suma importância na evolução intelectual da jovem. “Ela aprendeu a escrever o nome, melhorou o comportamento e até repassa os conhecimentos para a irmã mais nova”, comentou.

PROJETO - Para o segundo semestre deste ano, no qual inicia a 6ª edição, o projeto social Bombeiros do Futuro terá cinco pelotões: na Associação dos Bombeiros do Coophamil, no bairro da Manga em Várzea Grande, no 1º Batalhão de Bombeiros do Verdão, no município de Chapada dos Guimarães e outro na região do CPA.

Os alunos tem aulas semanais, sempre aos sábados das 8h ao meio-dia. A carga horária é de 70 horas/aula. Após seis meses, os alunos recebem Certificado de Conclusão de Curso.

O objetivo do projeto é orientar crianças e jovens com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, nós e amarrações, sexualidade, consumo racional de energia elétrica, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

Além das disciplinas, o projeto tem aulas de campo, com a subida ao Morro de Santo Antônio, onde as turmas têm aulas sobre a história e a geografia de Mato Grosso, ciências biológicas e matemática.

Outros seis municípios do interior do Estado, com unidades do Corpo de Bombeiros, também desenvolvem o projeto, somando mais de 2.200 crianças e adolescentes amparados com informações e noções importantes para sua formação cívica. Na quarta edição do Bombeiros do Futuro, realizada ano passado, uma turma de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) concluiu o projeto.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet