Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Polícia Militar conta com mais 24 instrutores do Proerd

Vinte e quatro policiais militares de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, participaram na manhã de hoje (3 de julho) da solenidade de formação do Curso de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Durante uma solenidade interativa e marcada por momentos de extrema emoção, os policiais receberam os certificados de conclusão do curso que foi realizado no período de 20 de junho a 3 de julho.


Os instrutores do curso foram homenageados pelo Comando Geral da Polícia Militar assim com os policiais que deram apoio para que o evento fosse concretizado. O 1º tenente Luiz Fernando Aguiar, do Distrito Federal, fez um breve discurso sobre a importância do trabalho realizado. “Trouxemos em nossa bagagem nossos preconceitos, nos escondemos em nossa carapaça diante da brutalidade que nos é apresentada. Não é suficiente conhecer o traficante, foi preciso entender como pensam...”. Ele finalizou citando um trecho da Bíblia, “sem amor eu nada seria. O amor nunca falha”.

O comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho, fez questão de agradecer o empenho e o esforço pessoal de cada um dos instrutores. “Os senhores fazem parte de um processo fundamental, o de prevenção”. Após a solenidade o comandante recebeu os monitores e alunos de Instituições co-irmãs em seu gabinete onde fez questão de ratificar que o local é destinado ao diálogo. Este é um terreno de discussão, de parceria. A integração é sempre fundamental “, declarou.

O coordenador do Proerd, tenente coronel Jacques Lopes, afirmou que mais um currículo será implantado no Estado dessa vez destinado às crianças de seis anos. ” Me disseram que estávamos perdendo a guerra porque quando dávamos início ao processo, com as crianças da 4ª série, algumas delas já estavam perdidas para as drogas”.

O Programa

O Programa Educacional de Resistência às Drogas foi baseado no modelo americano criado em 1983, o D.A.R.E (Drugs Abuse Resistance Education), em Los Angeles, EUA. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e, em 1993, pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd. Em Mato Grosso o programa é executado desde 2003.

O objetivo do programa é a prevenção ao uso das drogas por crianças e adolescentes, alertando para os malefícios causados à saúde física e mental do usuário, e também prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso das drogas. O Proerd é uma parceria entre Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet