Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Carros & Motos

Novo Fit será produzido na 2ª fábrica da Honda no Brasil, em Itirapina, SP

A nova geração do compacto Fit será produzida na segunda fábrica da Honda no Brasil, que teve a pedra fundamental lançada nesta terça-feira (26), em Itirapina (SP), cidade que fica a 210 km da capital paulista. O evento contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, do presidente e CEO da Honda Motor, Takanobu Ito, e do presidente da Honda South America, Masahiro Takedagawa.

Com investimento de R$ 1 bilhão e geração de 2 mil empregos, a unidade iniciará as operações no segundo semestre de 2015. O modelo atualizado, entretanto, apresentada em julho passado no Japão, chega ao país já no próximo ano e primeiramente será feita em Sumaré, distante 100 km de Itirapina.
“Devemos lançar o novo Fit em 2014 e a produção inicial será em Sumaré. Assim que inauguramos a fábrica em Itirapina o veículo passará a ser produzido também na cidade. Agora transferir totalmente a produção irá depender muito da demanda”, disse o diretor executivo, Carlos Eigi, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira.
Carlos Eigi, diretor executivo da Honda Automóveis (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Carlos Eigi, diretor executivo da Honda Automóveis
na coletiva em Itirapina (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Produção
O objetivo da montadora é dobrar a capacidade produtiva atual da Honda no Brasil, de 120 mil para 240 mil unidades ao ano. A intenção também é aumentar a produção de compactos da mesma categoria do Fit e o nível de nacionalização. Um dos modelos esperados para o país é a versão SUV do Fit, apresentada como Vezel na semana passada, no Salão de Tóquio.
Com isso, o diretor executivo afirmou que a montadora tem a intenção de nacionalizar componentes utilizados na produção que ainda são importados. “Compramos muitos itens porque avaliamos custos e qualidade, mas devemos gradativamente aumentar o número de fornecedores”, disse Eigi.
O diretor frisou que a nova fábrica contará com a mais alta tecnologia em automação e seguirá os mais rigorosos padrões ambientais em seus processos produtivos de estamparia, solda, pintura, montagem e inspeção final. “Combinada a outras ações, a tecnologia proporcionará a redução de até 60% na emissão de compostos voláteis orgânicos (COV's)”.
Investimento
O investimento de R$ 1 bilhão na nova fábrica inclui a compra de equipamentos, a construção das instalações e a aquisição de um terreno de 5,8 milhões de metros quadrados, superior ao de 1,7 milhão de metros quadrados da fábrica em Sumaré.
A chegada da Honda vai refletir em toda a região. “A demanda vai atingir um raio de 40 quilômetros, então São Carlos e Rio Claro também serão beneficiadas, por isso que a mão de obra qualificada é muito importante nesse momento", avaliou o prefeito de Itirapina, Zé Maria (PMDB), que já pediu ao governador a implantação de uma Escola Técnica Estadual (Etec) na cidade para suprir a demanda que será gerada com a construção da fábrica de automóveis.
Encontro com Dilma
Na segunda-feira (25), o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, se reuniu com a presidente Dilma Rousseff em Brasília. Segundo ele, o encontro serviu para agradecer a oportunidade pelo trabalho que o grupo desenvolve no país.

“Não fizemos nenhuma solicitação, apenas falamos sobre a inauguração da pedra para a nova fábrica e o que isso nos alegrava, já que é algo muito importante para todo o grupo Honda dentro e fora do Brasil”, relatou.

Ito ressaltou que a empresa atua no país há 42 na produção de motocicletas e que o empenho de japoneses e brasileiros para garantir a qualidade tem sido fundamental no sucesso da parceria.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet