Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Mosteiro do século 5° vai virar mesquita em Istambul

Um mosteiro em ruínas do século V em Istambul será reformado para ser convertido em uma mesquita, informou nesta terça-feira (26) a imprensa turca, coincidindo com um polêmico projeto de transformar a Basílica de Santa Sofia em um local de culto muçulmano.

O mosteiro de Studion, considerado pelos historiadores o mais importante de Constantinopla, foi fundado no ano 462 em homenagem a São João Batista. Depois que o Império Otomano conquistou a atual Istambul, em 1453, o templo foi convertido em mesquita, para cair no abandono pouco tempo mais tarde, principalmente depois de vários tremores de terra.
Segundo o jornal de língua inglesa Hurriyet Daily News, a reforma da antiga construção bizantina começará no próximo ano.
Basílica
A notícia chega dez dias depois que o vice-primeiro-ministro e porta-voz do Governo turco, Bulent Arinç, desatou uma polêmica ao expressar seu desejo de que a Basílica de Santa Sofia, um dos principais focos de interesse turísticos de Istambul, fosse convertida em uma mesquita.
Construída no século VI pelo imperador Justiniano, a basílica foi sede do patriarcado ortodoxo de Constantinopla. Foi transformada em mesquita depois da tomada da cidade pelos turcos otomanos, em 1453, antes que fosse concedido o estatuto de museu em 1934.
A Grécia reagiu imediatamente à declaração. O porta-voz do ministério das Relações Exteriores disse que este desejo '"ere os sentimentos religiosos de milhões de cristãos". Ancara respondeu assegurando não haver nada a temer em termos de respeito às liberdades religiosas.
Desde que o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, islamitas conservadores), chegou ao poder em 2002, o projeto de converter Santa Sofia em mesquita é evocado de maneira regular.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet