Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Envolvidos em assalto à agência bancária morrem em confronto com a polícia

A Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, começa nesta terça-feira (3) em Hannover, no norte da Alemanha, com 1.545 empresas expositoras a menos do que na edição do ano passado. O número é considerado "um sucesso" pela organização, dadas as atuais condições da economia do país e da crise nas empresas de tecnologia.



O evento, que terá cobertura da Folha Online, acontece até domingo (8) e vai receber 4.300 empresas de 69 países --em 2008 foram 5.845 expositores de 77 países. Também houve uma pequena redução na participação brasileira: serão 14 empresas e associações, contra as 17 do ano passado.

Apesar disso, a feira tenta se posicionar como uma solução para o momento econômico atual.

"Empresas que faliram não podem participar da Cebit. Companhias que zeraram seu orçamento de marketing também não serão representadas em Hannover neste ano. Mas as que estão ansiosas por fazer novos negócios estão escolhendo a Cebit", afirma Ernst Raue, membro do conselho de diretores da Deutsche Messe, organizadora da feira, em nota.

Não é uma tarefa fácil. Assim como no resto do mundo, as notícias econômicas não são boas na Alemanha, que reúne o maior número de expositores: o país está em recessão desde o segundo trimestre de 2008 e, para este ano, a estimativa é de uma contração de 2,5%, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional). O índice de confiança dos empresários alemães na economia do país chegou ao nível mais baixo desde novembro de 1982.

Apesar disso, há dados positivos: 300 empresas que não participaram da feira nos últimos anos voltam aos pavilhões em 2009, incluindo a Nokia Siemens Networks, "joint venture" entre a fabricante finlandesa de celulares Nokia e o conglomerado alemão Siemens. Outras 200 empresas vão participar da Cebit pela primeira vez.

Em 2008, a Cebit sofreu uma reformulação, para atrair um público mais qualificado e com mais poder de decisão nesse mercado. A feira perdeu um dia de funcionamento, para "poupar tempo e dinheiro" dos expositores. Neste ano, deve ser seguida a mesma linha.

Mundo na web

Nesta edição, o foco da Cebit será a exposição de conceitos de "webciety" --das palavras web e sociedade, em inglês. A ideia é mostrar como a internet mudou o modo como as pessoas se comunicam e também o mundo dos negócios. Empresas devem mostrar novidades em áreas como "cloud computing" (sistema de armazenamento e execução de arquivos de maneira remota).

A Cebit também quer mostrar como ferramentas colaborativas, como a Wikipédia, afetam o mundo dos negócios. Essa área, chamada "Cebit Open Source", tem o apoio da Linux Foundation, que desenvolve o sistema operacional livre Linux. O setor "Green IT", voltado a tecnologias ecologicamente corretas, foi ampliado, afirma a organização.

O evento será aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (2), em cerimônia com participação de Angela Merkel, chanceler alemã, Craig Barrett, presidente do conselho da Intel, e Stephan Weil, prefeito de Hannover. O governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, também participa do evento --o Estado é o parceiro da feira neste ano. Para o público em geral, as portas abrem apenas na terça-feira.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet