Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Prefeito de Nortelândia decreta luto oficial pela morte de Macimino

O prefeito municipal de Nortelândia, Neurilan Fraga, decretou luto oficial por três dias, pela morte de um dos fundadores do município, que faleceu na manhã deste sábado (04.07), em Cuiabá, vitima de um infarto agudo, ocorrido na última terça-feira (30.06), sendo socorrido imediatamente pelos familiares. Macimino Claro de Oliveira completaria 87 anos no próximo dia 13 de Julho, e estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo do hospital Jardim Cuiabá.


Piauiense, seu Macimino, como era conhecido, chegou ao então distrito de Santana, já casado com Daizy Maria Mendonça Oliveira, hoje com 77 anos, no inicio da década de 50, precisamente em 1952, dois anos antes da emancipação política da cidade. Ele foi trazido pela “fofoca” do garimpo do vilarejo, que atraía centenas de pessoas de vários estados. Em Nortelândia ele teve cinco filhos, um deles já falecido, o advogado Hélio Mendonça, deixando a Juíza do Trabalho em MT, Deisimar Mendonça de Oliveira, a enfermeira Maria Auxiliadora, ex-candidata a prefeita no município e esposa do ex-vice-prefeito Gilmar Gomes de Souza, Delamare e Pedro Mendonça de Oliveira.

O prefeito Neurilan Fraga, decretou na manhã de hoje, luto oficial, em homenagem a um dos cidadãos mais ilustres da cidade, respeitado pela sua postura pessoal e moral, sem falar da esperança de ver a cidade em que viveu grande parte de sua vida, crescer e se tornar independente economicamente. Fraga relembrou que conheceu Macimino ainda garoto, já que a sua família mantinha um grande laço de amizade. “Nortelândia perde um dos homens mais queridos e respeitados de sua história, e com certeza deixa um legado de honradez, seriedade e respeito pelo próximo” ressaltou Neurilan Fraga.

O presidente da Câmara de Vereadores, Aníbal de Oliveira, também lamentou a morte do homem que era amigo de seu falecido pai Arnold Oliveira, que também conheceu ainda menino, nos garimpos da cidade. Para Aníbal de Oliveira, o cidadão Macimino, era conhecido pela sua simplicidade, embora tenha conseguido ao longo do tempo como garimpeiro e mais tarde comprador de diamantes, construir um patrimônio considerável.

Por telefone, o genro de Macimino Claro, Gilmar Gomes de Souza, informou que o corpo será transladado de Cuiabá para Nortelândia, ainda nesta manhã, e o velório será na residência do falecido, como era de seu desejo. De acordo com Gilmar Gomes, antes de morrer, ele teria dito que desejava ser velado em sua própria residência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet