Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

Pajero Dakar ganha mudanças no motor e na transmissão na linha 2014

A Mitsubishi lançou a linha 2014 da Pajero Dakar com novidades no motor, na transmissão e no desenho da grade frontal e no parachoque. O veículo compartilha o mesmo motor de 3.2 Diesel da L200 Triton, que recebeu um acréscimo de 10 cavalos em relação ao modelo 2013. A versão Flex, de 3.5 litros V6, que gera 205 cavalos, segue em produção. No mercado, seu principal concorrente é a Toyota Hilux SW4.


Desempenho
A Pajero Dakar 2014 HPE 3.2 Diesel, testada pela reportagem do Terra no interior de São Paulo, em diversos tipos de piso e de condições climáticas, tem motor silencioso o suficiente para que nenhum dos ocupantes da cabine precise elevar o tom de voz durante a viagem. Os 10 cavalos adicionados ao propulsor ( que agora gera 180 cavalos a 3.500 rpm) e o reescalonamento na transmissão sequencial de cinco velocidades se mostraram providenciais.

Tanto na estrada quanto na lama, a SUV da montadora japonesa se mostra competente em curvas, ultrapassagens e na transposição de obstáculos, com comportamento semelhante ao da picape L200 Triton, da qual deriva. Em velocidade de cruzeiro de 120 km/h, o conta-giros marca pouco mais de 2.000 rpm. Segundo dados da montadora, a autonomia é de 13,11 quilômetros rodados com um litro de diesel.

O sistema de amortecimento que equipava também a linha 2013 é bem aacertado conta com pistão de efeito duplo e amortecedores recalibrados, que reagem melhor a imperfeições na pista. Ele foi batizado com a sigla SDS (Sport Dynamic Suspension) e traz a sensação de que pequenos buracos são ignorados pelo veículo.

Segurança
Na versão top de linha HPE, a Dakar custa R$ 172.990 e chega recheada de ítens de segurança, como freios ABS de quatro canais, EBD, faróis com regulagem automática, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, além de oito airbags (dois frontais, dois laterais e quatro de cotina).

Exterior
Na parte frontal, a nova grade da Pajero Dakar traz faixas horizontais em substituição à antiga, no formato colmeia, mantendo o mesmo conjunto ótico com a adição de faróis de xenônio. O para-choque abriga novos faróis de neblina. Já os retrovisores, na versão top de linha HPE, são agora rebatidos eletricamente e têm luzes indicadoras de seta.

Interior
O interior segue com linhas modernas, mas acabamento espartano, inteiramente formado por peças de plástico duro e com encaixes duvidosos para um carro nessa faixa de preço Os pontos fortes são o volante de pegada confortável com costura de couro, comandos do sistema de som e do piloto automático e a central multimídia da Clarion, de 7 polegadas, com GPS integrado, interface para Ipod e bluetooth.

Os bancos também são novos, com espuma de dupla densidade e regulagem eletrônica para motorista e passageiro, revestidos em couro com costura dupla na cor prata. Há ainda sistema de ar condicionado exclusivo para ocupantes da terceira fileira de bancos. A Pajero Dakar comporta até sete passageiros.

Versões e preços:

Pajero Dakar HPE Diesel - R$ 172.990
Pajero Dakar HPE Flex - 146.990
Pajero Dakar Diesel AT - 146.990
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet