Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

BMW divulga cinco modelos que produzirá em Santa Catarina

A montadora alemã BMW começou nesta segunda-feira (16) os preparativos para a instalação de sua primeira fábrica na América Latina, na cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina. A empresa colocou uma placa no local para indicar o início das obras. A produção de automóveis deve começar em outubro de 2014, e a planta deve fabricar cerca de 32 mil veículos por ano, segundo a marca.

Em cerca de 500 mil metros quadrados de área construída, a BMW deve produzir cinco modelos para abastecer o mercado interno.

A cerimônia de lançamento começou às 11h15 desta segunda e contou com a presença de Ian Robertson e Haralad Krüger, membros do conselho administrativo da BMW AG, além do CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro. O evento teve ainda a participação do vice-presidente da República, Michel Temer, do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, entre outras autoridades.

Modelos
A fábrica em Santa Catarina terá setores de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Serão produzidos os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e Mini Cooper Countryman. Segundo Piñeiro, os preços devem ficar próximos dos que já são praticados no mercado.

Além da fábrica, está sendo construído um centro de treinamento em Joinville, também no Norte catarinense. O local abrigará uma linha de montagem parecida com a que será instalada na cidade vizinha. A intenção é qualificar os futuros funcionários que trabalharão em Araquari.
Piñero afirmou que a obra da fábrica de Araquari está em fase de fundação. A terraplanagem começou em maio e terminou em novembro. Ele espera que os trabalhos de construção sejam concluídos até setembro de 2013. Em três anos deve ser atingida a produção de 32 mil veículos.

Lançamentos
A montadora também fez nesta segunda-feira o lançamento oficial do BMW 320i ActiveFlex. Segundo a montadora, esse é o primeiro veículo flex do mundo. A cerimônia de lançamento marca, ainda, a apresentação no Brasil do BMW i3, primeiro veículo de propulsão exclusivamente elétrica produzido em série pela marca.
De acordo com a empresa, serão investidos cerca de 200 milhões de euros (R$ 640 milhões) na fase inicial de instalação. Devem ser gerados cerca de 1,3 mil empregos diretos e pelo menos 2,5 mil indiretos na região, prevê a BMW. Até esta segunda (16), 60 pessoas já tinham sido empregadas na empresa de Araquari. "Não são muitos os países que têm alegria de viver como o Brasil. As pessoas daqui sabem trabalhar com afinco e ter alegria de viver", finaliza Ludwig Willisch, Head da BMW para as Américas.
Willisch disse que até 2015, a empresa pretende firmar uma parceria com centros de ensino para desenvolver um sistema vocacional. O objetivo é qualificar e preparar pessoas que possam ocupar cargos de gestão e liderança na instituição.
Inovação e intercâmbio
Na época do lançamento do protocolo de instalação da fábrica, em 8 de abril, o presidente da BMW Brasil falou que, no ano passado, foram vendidos cerca de 17.479 veículos da marca no país. Na ocasião, Piñeiro destacou que a presença da empresa no Brasil será uma "oportunidade de geração de inovação e intercâmbio de cultura e tecnologia".

No dia 24 de setembro, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) de Santa Catarina aprovou a licença prévia de concessão para instalação da fábrica da BMW no estado. A viabilidade do empreendimento foi analisada do ponto de vista ambiental, e a construção na área escolhida foi aprovada.
O órgão concedeu a licença prévia após cinco meses de análises. O relatório indicou 28 pontos que indicam alterações na rotina da região. O principal é a mobilidade urbana. Para a construção da fábrica, diversos projetos de compensação, inclusive ambientais, devem ser colocados em prática.

Segundo o documento, toda a estrutura da fábrica da BMW terá como base a capacidade máxima de produção. A estrutura produtiva estará dividida em quatro setores: funilaria, logística, pintura e montagem.

Presente em 13 países
A primeira empresa do BMW Group foi fundada em 1916, em Munique, na Alemanha. O grupo é detentor das marcas BMW, Mini, Motorrad e Rolls Royce. Possui 29 unidades em 13 países de quatro continentes.
No Brasil, a empresa montou uma subsidiária, em 1995, e uma unidade de serviços financeiros, em 1999. Desde 2010, o grupo já produz motos na unidade de Manaus (AM). No local, são feitos quatro modelos de motocicletas.

Segundo a direção da montadora, economias emergentes (como Brasil, Rússia, Índia e Coreia do Sul) têm importante papel nas metas de crescimento da companhia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet