Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Carros & Motos

Governo não voltará atrás e IPI de carros sobe em janeiro, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou nesta terça-feira (17) que o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis, que atualmente tem desconto, terá elevação em janeiro. Entretanto, ele não detalhou para quanto avançará a alíquota do tributo.


"Só posso antecipar que não haverá volta atrás na questão do IPI. O IPI vai subir mesmo. Essa não é uma solução para o setor", disse o ministro da Fazenda, após reunião com representantes do setor automotivo e dos trabalhadores em Brasília.
No mesmo encontro, o governo decidiu manter para 2014 a obrigatoriedade de ABS e airbag para todos os carros novos. Afirmando que a medida também poderia refletir no preço dos veículos e resultar em perda de postos de trabalho, o ministro chegou a sugerir que a exigência fosse para apenas 80% dos carros no ano que vem e chegasse a 100% só em 2015.
Retomada do IPI não será integral
O governo determinou o desconto no IPI para carros em maio de 2012, quando as montadoras estavam com estoques altos, para aumentar as vendas. Para veículos com motor 1.0 o imposto ficou zerado durante o ano passado.
O desconto no IPI começou a diminuir neste ano e deveria terminar no fim de dezembro. No início deste mês, Mantega afirmou que a retomada não será total no próximo ano. "Teremos que rever em janeiro o IPI dos automóveis, mas a recomposição do imposto certamente não será total", afirmou o ministro a jornalistas em São Paulo no começo de dezembro.

Alíquotas atuais do IPI
Com a decisão de manter o imposto reduzido até o fim de 2013, a alíquota para carros novos 1.0 flex e a gasolina, que estava zerada em 2012, é de 2% atualmente. Se não houvesse desconto, seria de 7%.
O imposto para veículos com motor até 2.0 flex está em 7% e, para os movidos apenas a gasolina, em 8%. O IPI original do segmento é de 11% para carros 2.0 flex e de 13% para os 2.0 que são movidos a gasolina.
A alíquota dos veículos acima de 2.000 cilindradas está em 25% para os movidos a gasolina e em 18% para os flex. O imposto para os caminhões foi mantido zerado.
No começo deste ano, também foi prorrogada até o dia 31 de dezembro a alíquota de 2% de IPI para veículos comerciais leves, cuja alíquota original é de 8%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet