Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Inquérito da PF contra Protógenes não foi orientado por Gilmar Mendes, garante Tarso

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou hoje (11) que a abertura do inquérito pela Polícia Federal para investigar a atuação do delegado Protógenes Queiroz na condução da Operação Satiagraha não foi orientada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e nem pela Procuradoria-Geral da República. Segundo ele, a investigação é uma decisão da própria PF.


Ontem (10), a 7a Vara Criminal Federal de São Paulo decretou a quebra do sigilo telefônico de Protógenes Queiroz, que investigou crimes financeiros supostamente cometidos por um grupo articulado pelo banqueiro Daniel Dantas, acusado de crimes financeiros e corrupção.


Protógenes está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia Federal por suspeita de quebra de sigilo funcional, monitoramento clandestino de políticos e autoridades e uso irregular de servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Operação Satiagraha.

De acordo com Tarso, a orientação na PF é tratar as violações de normas internas como qualquer violação de lei na sociedade. “Vocês estão vendo este inquérito, e eventualmente depois uma sindicância contra esse delegado, e vocês vão ver muitos. Porque qualquer violação de conduta que os delegados, agentes ou diretores de departamento tiverem será investigada, porque a Polícia Federal tem que dar exemplo”, disse.

Tarso disse ainda que o inquérito não é uma “arremetida” contra Protógenes e nem um adiantamento de opinião de que ele seja culpado.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet