Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MT-Hemocentro comemora 15 anos de fundação no próximo domingo

A data de inauguração e implantação do serviço foi 15 de março de 1994

Neste domingo, 15 de março, o MT-Hemocentro, unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Saúde (SES) comemora 15 anos de fundação. A unidade é responsável pela elaboração da Política Estadual de Saúde em consonância com a Política Nacional, além de coordenar e auxiliar o poder público na execução da política estadual nas áreas de hemoterapia e hematologia.

A unidade tem entre as diversas atribuições suprir a demanda e manter os estoques de sangue para atender aos Usuários do Sistema Único de Saúde no âmbito do Mato Grosso. “Ainda há muito a ser realizado e sempre haverá pela própria concepção histórica, porém, os alicerces da Política Estadual de Saúde, foram nestes 15 anos, de amor e dedicação ao próximo, construídos em bases sólidas e em conformidade com os anseios da sociedade mato-grossense. Desta forma, permitimos a plena continuidade de sua edificação, e principalmente o fortalecimento de suas vertentes e de sua natureza pública”, declarou a diretora geral do MT-Hemocentro, Eliana Rabani.

A diretora informou que a ampliação dos serviços oferecidos à população com qualidade tem sido uma prioridade do MT – Hemocentro, que estabeleceu políticas de busca continuada de incorporação de novas tecnologias e metodologias. Como conseqüência, o MT-Hemocentro coordenador de Mato Grosso sofreu diversas adequações na sua estrutura física, investiu em tecnologia de ponta, o que aprimorou seu controle técnico de dados, dando mais agilidade e precisão nas informações. Além também de investimentos na área de formação e qualificação de recursos humanos, almejando se tornar referência no Estado em atendimento e tratamento nas áreas de hemoterapia e hematologia.

Além das doações de sangue e de medula óssea (Redome), o MT-Hemocentro é referência em todo o Estado no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com doenças hematológicas, dentre elas: hemofilia, leucemia, Von Willebrand (Fator de Coagulação do sangue), talacemia, dentre outras doenças. Para este tipo de atendimento, a unidade possui um ambulatório especializado, com uma equipe multidisciplinar para dar todo o apoio aos pacientes que necessitam do serviço.

HEMORREDE - A descentralização dos serviços de coleta e transfusão de sangue tem sido uma das principais ações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O resultado deste trabalho é que em Mato Grosso, a Hemorrede, coordenada pelo MT-Hemocentro é formada pelas Unidades de Coleta e Transfusão (UCT’s) e as Agências Transfusionais (AT’s), já conta 47 unidades descentralizadas e garante sangue e hemoderivados para 100% das transfusões efetuadas no interior do Estado.

Conforme Eliana Rabani, das 47 unidades descentralizadas, 18 são Unidades de Coleta e Transfusão (UCT’s), que coletam o sangue e também efetuam a transfusão, e 29 são Agências Transfusionais (AT ‘s), que garantem a captação de sangue e hemoderivados.

Para compreender melhor a importância das UCT’s e das AT’s, faz-se oportuno frisar que no interior do Estado, as Unidades Hemoterápicas atendem cerca de 99% da demanda dos leitos SUS. O percentual de bolsas coletadas em Mato Grosso é de 99% da demanda da Rede Pública e de apenas 20.75% da rede privada. “Estamos interiorizando os serviços de hemoterapia como forma de facilitar o acesso à doação ao mesmo tempo em que garantimos sangue de qualidade e que poderá salvar vidas”, disse a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabani.

As Unidades de Coleta e Transfusão estão localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Comodoro, Jaciara, Juara, Juína, Mirassol D’Oeste, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste,Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Tangará da Serra e em Cuiabá no Hospital e Pronto Socorro Municipal.

Já as Agências Transfusionais se encontram nos municípios de Alto Araguaia, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nova Brasilândia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Rosário Oeste, Hospital Regional de Rondonópolis, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Terra Nova do Norte, Vila Rica, Várzea Grande e, na capital, no Hospital Universitário Julio Muller.

REDOME- O MT - Hemocentro além de trabalhar com os serviços de Doação de Sangue atua também como captador do serviço de Redome. O serviço tem como principal objetivo cadastrar doadores voluntários de medula óssea reunindo informações como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar a medula para transplante. Desde a sua implantação, em fevereiro de 2005, até o presente momento o Redome de Mato Grosso possui em seu cadastro 10.500 possíveis doadores de medula óssea e destes, cinco são compatíveis.

COMO SE CADASTRAR - Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 55 anos, tenha boa saúde e não apresente doenças, como as infecciosas ou as hematológicas, pode se cadastrar no MT – Hemocentro como doador voluntário de medula óssea. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue, que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA - características genéticas importantes para a seleção de um doador) e enviado ao Redome, cujo cadastro central é sediado no Estado do Rio de Janeiro.

Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação. No momento do cadastro, é indispensável à apresentação da carteira de identidade ou da carteira de trabalho na unidade do MT - Hemocentro.

O MT-Hemocentro tem a responsabilidade de suprir estoques hemoterápicos em qualquer unidade que não consiga suprir suas próprias necessidades. Para isso, realiza durante todo o ano diversas campanhas visando atrair doadores para que os estoques continuem sempre próximos da quantidade ideal necessária para atender às necessidades da população e conseguir cada vez mais doadores fidelizados. Em 2008, foram cadastrados 25.712 candidatos para doação em todo Estado e colhidas 18.000 bolsas de sangue.

O MT - Hemocentro consolida sua estratégia político administrativa, com a aprovação e regulamentação do Plano Diretor de Assistência Hemoterápica e Hematológica do Estado “Com isso conseguimos garantir a cobertura e ao mesmo tempo possibilitar o acompanhamento e a avaliação do cumprimento de metas pactuadas. Além da garantia de hemocomponentes em quantidade e qualidade suficiente para atender a demanda em todo Estado”, finalizou Eliana Rabane.

HISTÓRICO - O Hemomat (hoje MT – Hemocentro) foi inaugurado no dia 15 de março de 1994 como Hemocentro Coordenador de Mato Grosso Dr. Navantino Borba, homenagem ao primeiro médico hematologista do Estado. O primeiro diretor geral da Instituição foi o médico Augusto César Régis de Oliveira (servidor de carreira da SES), cuja gestão foi de março de 1994 a fevereiro de 1995.

A partir de março de 1995 o Hemomat foi coordenado pela médica Hildenete Monteiro Fortes que ficou no cargo de diretora geral até dezembro de 2.002. Na seqüência, assumiu a direção geral a bióloga Alzira Maria Saldanha (servidora de carreira da SES), sua gestão se estendeu de janeiro a outubro de 2003.

Em novembro de 2003 a servidora de carreira da SES, assistente social, Eliana Rabani Lisboa da Costa foi conduzida ao cargo de diretora geral, no qual permanece até hoje.
Com a criação e devida publicação da Lei Complementar nº. 180 (de 13 de junho de 2004), a nomenclatura Hemomat deixa de existir e surge em seu lugar a figura do MT – Hemocentro, como o Hemocentro do Estado de Mato Grosso no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde – SES/MT.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet