Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sejusp implanta GGI municipal em Primavera do Leste

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, estará nesta terça-feira (10.03) em Primavera do Leste para a implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) no município. A solenidade será às 18h, na Associação do Comércio Industrial de Primavera do Leste, e contará com a participação do poder público municipal, Judiciário, Legislativo, sociedade organizada e instituições de Segurança Pública.


A municipalização dos GGIs integram as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania, do Ministério da Justiça. Com um gabinete municipal, as cidades podem inserir projetos e pleitear diretamente recursos do Pronasci para ações de segurança.

AÇÕES INTEGRADAS - Além de ser o primeiro do Brasil a promover a regionalização dos trabalhos, o GGI de Mato Grosso é o primeiro a municipalizar as atividades, comprovando porque Mato Grosso é considerado um exemplo a ser seguido pelos demais estados do país, chamando sociedade e poder público a discutir em conjunto ações para a segurança pública. Várzea Grande foi a primeira cidade do Estado a implantar o Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados.

Desde que foi criado pelo Ministério da Justiça no ano de 2003, o GGI vem promovendo a interlocução dos planos nacional e estadual de segurança pública. O GGI-MT foi o segundo criado no país (o primeiro foi o GGI do Espírito Santo). Gabinetes integrados regionais funcionam em Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis.

De acordo com o secretário executivo do GGI, major BM Vagner Santino, a intenção é ouvir a população e as autoridades locais para a construção de políticas específicas para cada região. “Estamos executando uma de nossas atribuições que é difundir a política de integração prevista no Plano Nacional de Segurança Pública, bem como executar as demandas oriundas dos dirigentes que compõem o Gabinete”, explica o secretário Vagner Santino.

Mais informações: Assessoria de Imprensa da Sejusp/ Thiago Almeida (65) 9987-0344 ou pelo e-mail imprensa@seguranca.mt.gov.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet