Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Copa 2014

Contra latrocínio, guia da polícia diz para estrangeiro ‘não reagir’ na Copa

Se for assaltado na Copa do Mundo, controle-se. O apelo da Polícia Civil paulista será enviado aos estrangeiros antes do embarque nos aeroportos de origem. Com a escalada do número de furtos e roubos no Estado de São Paulo, terroristas e black blocs são preocupação menor. O alerta principal é para o latrocínio - roubo seguido de morte - contra quem não tem ideia de como se comportar em uma cidade tão violenta quanto São Paulo. As orientações são claras: "não reaja, não grite nem discuta".


Embaixadas e consulados serão orientados a distribuir a seus cidadãos antes de eles pisarem em solo brasileiro um guia especial com dicas de segurança criado para os grandes eventos. A ideia foi do presidente do Comitê de Gestão da Copa do Mundo da Polícia Civil de São Paulo, Mário Leite.

"Estou preparando nossos policiais para evitar a prática do crime de latrocínio. Por quê? Os turistas que vêm principalmente da Europa e dos Estados Unidos não veem com muita frequência esse tipo crime lá. Como não estão acostumados, eles vão reagir ao assalto", afirmou o delegado.

Os panfletos deverão ser publicados em inglês, espanhol e francês, além de português. "Eles vão saber que não devem andar ostentando objetos precisos, tomar cuidado à noite e só andar acompanhados. Não adianta depois chorar o leite derramado", disse Leite. Algumas das orientações do guia soam até paranoicas, como "no trajeto entre os seus destinos, procure observar se alguém está te seguindo".

E se tudo, ainda assim, der errado e um bandido agir, os policiais têm sido treinados pela Academia de Polícia para atender os estrangeiros vítimas de violência - são esperados ao menos 600 mil viajantes do exterior durante os jogos no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho.

Cursos de idiomas foram oferecidos aos agentes e um "banco de talentos" foi montado com os profissionais fluentes em línguas estrangeiras. Nas delegacias das áreas onde haverá jogos, um grupo de intérpretes treinados pela Polícia Civil reforçará o atendimento.

Telefone. Até a Polícia Militar já adaptou o serviço de 190 para receber chamados de estrangeiros. Na Europa, o número é 112, e nos Estados Unidos, 911 - quem discar aqui para esses números, será direcionado para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Equipes de plantão com atendentes serão capazes de se comunicar pelo menos em inglês e espanhol.

Segurança. A logística da segurança nos jogos da Copa vai além dos crimes comuns. Apesar do temor do turista alvo fácil de bandidos, ameaças menos iminentes, mas muito mais catastróficas, estão no planejamento. Ficou a cargo da PM a escolta de autoridades e times inteiros no trajeto dos hotéis até o estádio - só entre chefes de Estado, aos menos 20 já confirmaram presença.

A força-tarefa inclui também a contenção das mais variadas possibilidades de protestos, muito mais prováveis se o Brasil perder os jogos, até o transporte da taça da Fifa entre o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e o Shopping Itaquera nos dias em que estará exposta.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet