Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Cinco pessoas são presas na Operação Xeque-Mate

A operação "Xeque-Mate", deflagrada hoje em uma ação conjunta de repressão e fiscalização da Polícia Judiciária Civil com a Secretaria de Estado de Fazenda, resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de 51 câmbios de veículos, documentos e outras peças comercializadas de forma irregular nos estabelecimentos. 


A operação percorreu 11 lojas de autopeças de Cuiabá. Em todas elas foram identificadas irregularidades, mas apenas em cinco as polícia realizou apreensões e prisões. Participaram da operação 48 policiais civis (11 delegados, 26 investigadores e 11 escrivães) e 11 fiscais de tributos da Sefaz, além de peritos criminais. Foram 11 mandados de busca e apreensão em lojas de autopeças de Cuiabá, expedidos pela juíza Maria Rosi, da 8ª Vara Criminal de Cuiabá.

Os resultados foram apresentados durante coletiva realizada nesta tarde, pelo secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, o secretário de Fazenda, Éder de Moraes, o diretor geral da PJC, José Lindomar Costa e os delegados que comandaram a operação. O secretário Diógenes Curado disse que a Sejusp, desde novembro passado, já vem se preparando para desenvolver ações conjuntas com a Sefaz e que um dos pontos prioritários da parceria é combater os crimes tributários e identificar quadrilhas envolvidas.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), Roberto Amorim, as lojas de revendas de peças estavam sendo acompanhadas há seis meses. “Combater e fiscalizar esses crimes, tirando de circulação os receptadores automaticamente diminuirá os roubos de veículos”, frisou.

O secretário Éder de Moraes lembrou que o comércio irregular de peças incide sobre a sonegação fiscal, pois as mercadorias são adquiridas por valores bem abaixo do mercado e muitas vezes podem estar relacionadas a roubo ou furto. “Essa ação visa preservar o consumidor final e desestimular o receptador porque ele vai ter que registrar seu estoque”, disse. As lojas onde forem detectadas irregularidades terão suas inscrições suspensas.

A delegada Lusia Machado Fátima Machado, titular da Delegacia Especializada em crimes Fazendários e contra a Administração Pública, também frisou o combate à receptação. De acordo com a delegada, a Polícia Civil, por meio da delegacia, junto com a Sefaz vai intensificar o trabalho. “É um crime que fomenta vários outros e essa ação está apenas começando”, disse.

LOJAS

Na loja “Carol Peças”, na Avenida Carmindo de Campo, foi preso Dirceu Garcia Sela, 56, e apreendidos 17 câmbios adulterados. Dirceu, que já tem uma passagem por crimes de receptação e adulteração de sinal identificador veicular, vai agora responder por receptação qualificada. A segunda prisão aconteceu na autopeça “Casa da Caminhonete”. No estabelecimento, Márcio Zanchi, 61 anos, foi preso por receptação e adulteração. Ele já tem sete passagens pela polícia pelos mesmos crimes. Os policiais apreenderam ainda 4 câmbios, 3 diferenciais e 1 módulo.

Na revendedora, “Pantanal Peças”, foram localizados 15 câmbios adulteração e sem identificação (raspado) e foi preso Joaquim Pereira, 38 anos. José Alberto Cavídio, 38, foi preso na loja “Vlad Peças”, na Carmindo de Campos, com 15 câmbios, 1 diferencial e uma lixadeira. Na loja “Ipiranga Peças”, um revólver calibre 22, de fabricação argentina, e 38 munições do mesmo calibre foram apreendidos, em poder de Dagmar Bonfim, que vai responder por posse ilegal de arma de fogo.

A operação foi comandada pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA) junto com a Delegacia Especializada em crimes Fazendários e contra a Administração Pública, e apoio dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Cisc) de Cuiabá.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet