Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Ouvidoria Geral do Estado atende população sexta-feira na Praça Ipiranga

A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) vai até o cidadão nesta sexta-feira (13.03). Durante todo o dia, os ouvidores setoriais estarão na Praça Ipiranga, no Centro de Cuiabá, registrando reclamações, denúncias e orientando a sociedade sobre os serviços oferecidos pelo órgão. A atividade é realizada por meio de uma parceria com a Superintendência de Defesa do Consumidor - Procon/MT - em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor no próximo dia 15. No dia 16 de março é o Dia do Ouvidor.


A OGE é um canal de comunicação entre o Governo do Estado e a população, criada em 2004, para o manifesto da sociedade sobre os serviços públicos estaduais. A demanda válida do órgão é de mil a 1.500 atendimentos ao mês, mas a Ouvidoria tem capacidade para atender mais. Além do atendimento técnico realizado pela OGE, 42 ouvidores setoriais estão à disposição nas Secretarias de Estado para atendimentos específicos.

O ouvidor Geral do Estado, Antonio Kato, destacou que a atividade desta sexta é oportuna à sensibilização e divulgação da existência da órgão ao cidadão. Por meio do site do órgão (www.ouvidoria.mt.gov.br) a população tem contato direto com todos os 42 ouvidores. Kato orientou ainda àqueles que não conseguirem atendimento com os setoriais a se dirigirem à sede da OGE, no Centro Político Administrativo.

O atendimento na Praça Ipiranga será o dia todo, das 8h às 17h. No local, a população poderá tirar as dúvidas, fazer críticas, reclamações e denúncias. Para isso, estará disponível também um computador, um telefone e uma urna. Para assuntos referentes à AGE, Ager/MT, Arquivo Público, Corpo de Bombeiros, Casa Civil, Casa Militar, Cepromat, Cerimonial do Governo, Detran/MT, Empaer, Escola de Governo, Fapemat e Governadoria os ouvidores das áreas específicas estarão atendendo na praça somente das 8h às 11h.

Das 11h às 14h, referentes ao Imeq, Indea, Intermat, Jucemat, MT Saúde, MT Fomento, Metamat, SEC, Secom, Secitec, Sedtur, Seduc, SES, Setecs e Unemat. Após as 14h, à Procuradoria Geral de Justiça, PGE, Sejusp, Polícia Judiciária Civil, PMMT, SAD, Seder, Seel, Sema, Sinfra, Sefaz, Sicme, Seplan e Vice-Governadoria. A OGE informa que o atendimento no local nesta sexta-feira respeitará exclusivamente essa escala.

O Dia Mundial do Consumidor foi instituído pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, no ano de 1962. Todo ano, na Semana do Consumidor, o Procon/MT promove a atividade para orientar os consumidores quanto aos seus direitos e deveres e distribuir materiais educativos. O evento conta ainda com a participação de outros órgãos estaduais que divulgam seus serviços ao cidadão.

A população também pode recorrer aos serviços da OGE por meio do ‘Formulário Fale Cidadão’ no site ou ligação gratuita pelo 0800 647 1520.

ATUAÇÃO
Algumas ações para este ano já são planejadas pela equipe do órgão, a fim de fortalecer ainda mais a atuação em todo o Mato Grosso. Segundo o ouvidor Geral, ainda neste mês a OGE começa a discutir com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para a implantação de ouvidorias municipais, onde o Estado oferecerá em contrapartida a experiência de Gestão de Ouvidoria, capacitações e suporte técnico.

Kato acrescentou ainda que a OGE poderá disponibilizar às ouvidorias municipais o Sistema de Gestão de Ouvidoria, ferramenta para integração das ouvidorias em todo o Estado via internet. A criação de ouvidorias comunitárias, com a participação da sociedade, é outro projeto em andamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet