Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Estabelecimentos de alimentação começam a receber selo de categorização para a Copa 2014

Os 77 estabelecimentos de alimentação localizados em Cuiabá que foram inspecionados pela Vigilância Sanitária de Cuiabá, com apoio da Anvisa, para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 começaram a receber o selo de categorização.

No total, 38,97% dos estabelecimentos foram classificados na categoria A, 28,57% na categoria B, 12,98% na categoria C e 19,48% foram classificados como pendentes, ou seja, não atingiram a pontuação mínima para serem categorizados.
Já no Aeroporto Internacional Marechal Rondon foram inspecionados quatro estabelecimentos de alimentação. Destes, apenas um recebeu classificação B, todos os outros foram classificados com A.

Na sexta-feira (06), uma equipe da Vigilância Sanitária municipal percorreu alguns estabelecimentos de alimentação fixando o selo de categorização. "Os selos deverão ficar em local visível ao consumidor e não poderá ser retirado até o dia 31 de agosto, estando sujeito a multa caso isto ocorra", explicou a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Cuiabá, Silvana Miranda, que acompanhou uma das equipes.

Para o gerente do Tucano Restaurante e Pizzaria, Alfredo Pereira, o projeto de categorização dos estabelecimentos é muito bom, pois estimula a aprimorar o trabalho. "Estou há 17 anos na rede de restaurante e nunca tinha visto um projeto como este, é a primeira vez e estou achando muito bom por que assim o pessoal aprende a trabalhar melhor para cada vez mais melhorar o atendimento ao cliente", completou.

O proprietário do restaurante Japonês Cuiabano, Paulo Ramos, se disse reticente no início do projeto, mas que agora só tem a agradecer as melhorias que realizou no estabelecimento. "Foi um trabalho primordial. Não imaginei que fosse mudar tanto o perfil da empresa, e o engajamento dos funcionários e também dos próprios clientes, que acabam cobrando mais. Conseguimos padronizar nosso trabalho hoje. Com certeza este é um projeto que veio para melhorar o atendimento ao cliente", enfatizou.

Em todo o Brasil foram inspecionados 2.075 estabelecimentos em 26 cidades, incluindo as 11 sedes da Copa do Mundo. São 1.919 serviços em cidades que se voluntariaram a participar e outros 156 nos aeroportos, onde a fiscalização foi feita diretamente pela Anvisa. O programa teve como objetivo avaliar o cumprimento das normas sanitárias em bares, lanchonetes e restaurantes e prestar informação confiável aos clientes sobre a qualidade desses locais.

Entre os itens analisados estavam controle de tempo e temperatura dos alimentos, higiene do manipulador, utilização de água potável, prevenção de contaminação e procedimentos de higienização.

Os estabelecimentos que participaram do programa foram definidos pela cidade sede de acordo com critérios locais como rotas turísticas, circuitos gastronômicos e áreas de lazer.

Os locais que cumpriram mais rigorosamente os requisitos da vigilância sanitária receberam o selo da categoria A, seguidos pelos selos B e C. Os estabelecimentos também foram classificados como pendentes, por meio da letra P, ou seja, no momento da inspeção possuíam condições inaceitáveis, sendo interditados ou após correção das devidas falhas, mantiveram-se em funcionamento.

A diretora da Vigilância em Saúde de Cuiabá explicou que os estabelecimentos que ficaram classificados como pendentes irão entrar na rotina de trabalho da Vigilância Sanitária, que irá monitorar o progresso dos estabelecimentos. “Estaremos acompanhando de perto a evolução destes estabelecimentos e esperamos que eles possam o quanto antes melhorar a condição sanitária em busca da qualidade dos serviços”, finalizou.

O PROJETO - O projeto brasileiro foi inspirado em experiências semelhantes em outras cidades do mundo, como Nova Iorque e Londres. Nessas cidades houve melhoria das práticas sanitárias dos restaurantes, aumento da confiança do consumidor, além do reconhecimento daqueles que investiam em qualidade. Em Nova Iorque, por exemplo, foram classificados na categoria A 27% dos estabelecimentos analisados em um levantamento realizado em janeiro de 2011. Após 12 meses, a quantidade de serviços na categoria A aumentou para 35%. Após 18 meses, o percentual chegou a 41%.

CATEGORIZAÇÃO – No 1º ciclo de inspeções, o resultado não foi divulgado individualmente, mas o estabelecimento poderia entender onde estavam as falhas e corrigir os procedimentos. Foi iniciado em agosto de 2013 e finalizado em janeiro de 2014. O 2º ciclo de inspeção começou no início deste ano e, com ele, foram obtidas as notas finais.
A lista completa pode ser acessada no hotsite da Anvisa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet