Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Bebê de 6,1 kg nasce no Rio Grande do Sul

Uma menina de 6,1 quilos e 56 quilos nasceu na tarde desta quinta-feira (5), no Hospital de Alecrim, cidade gaúcha de mesmo nome e que fica na região de fronteira do Brasil com a Argentina. Luana Cleci Lichkoviski foi transferida para um hospital em Santa Rosa (RS) no mesmo dia. Neste domingo (8), o bebê foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Porto Alegre, onde segue internada, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Alecrim.


A secretaria informou ainda que a mãe já recebeu alta médica e está em casa, na zona rural de Alecrim. Ela deve ser levada para Porto Alegre nesta quarta-feira (11), quando deve começar a amamentar a filha.

De acordo com Jorge Leandro Krechowiecki, secretário de Saúde de Alecrim, a criança passa bem, mas apresenta uma pequena cardiopatia em decorrência do peso acima do normal. "Ainda não temos um retorno técnico da Santa Casa de Porto Alegre, mas o quadro de saúde do bebê é estável e só está internada para acompanhamento. A menina volta para casa assim estiver mais forte e respirando melhor".

A mãe, a agricultora Maria da Cruz da Silva, 40 anos, tem outros cinco filhos. "Todos foram de parto normal. Apenas neste caso, após a ecografia realizada três dias antes do parto é que foi descoberto o tamanho do bebê", disse Jorge Leandro.

Mandioca

O médico que realizou o parto, Paulo Dorneles, disse ao G1 que a alimentação da mãe pode ter explicado o tamanho da criança. "As pessoas comem muito amido, muita batata e mandioca aqui na região. Isso poderia ser um fator para a criança creser um pouquinho, mas não explicaria esse tamanho todo".

Ele disse ainda que a ecografia indicou 40 semanas de gestação, mas a previsão do parto era para o dia 20 deste mês. "Por isso ela foi transferida para Santa Rosa e depois para Porto Alegre. Era necessária uma avaliação mais detalhada para saber se o bebê tem problema respiratório ou cardíaco"

Outra suspeita para justificar o tamanho da criança seria a diabete gestacional da mãe, mas a hipótese foi descartada, segundo Dorneles.


Outros casos

Um menino com 6,690 quilos e 57 centímetros nasceu no dia 8 de janeiro, no Recife. A mãe Luzia Carmelita, foi submetida a uma cesaria e teve de doar todo o enxoval que tinha comprado para o filho, que não coube nas roupinhas.

Em Salvador, um menino de 7,5 quilos nasceu na Maternidade Albert Sabin, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, em janeiro de 2005. A criança é o quinto filho de Francisca Ramos dos Santos, que tinha 38 anos no dia do parto. 

Um recém-nascido com 6,5 quilos e 53 centímetros virou atração na maternidade do Hospital Santo Antônio, em Blumenau (SC). Aline Guimarães Krüger nasceu em outubro de 2007.

Em São Paulo, um bebê com 6,1 quilos e 57 centímetros nasceu em fevereiro de 2007, no Hospital Doutor Fernando em Mirassol, a 453 km de São Paulo. O tamanho de Arthur Silva Santos surpreendeu os pais e a equipe médica, que esperava um bebê de 4,5 quilos.

Emagrecimento

O bebê Fernando emagreceu 400 gramas em sua recuperação na UTI. A última pesagem foi realizada nesta segunda-feira (12), segundo a coordenação de enfermagem neonatal.

"Ele ainda é amamentado por sonda, pois sente muito cansaço. O aleitamento no peito da mãe será feito em uma nova etapa. Apesar disso, a perda de peso é natural e não ocorreu em decorrência de alguma dieta. A redução ocorreu porque os edemas secaram", disse Maria Tereza Cordeiro, gerente de enfermagem da unidade neonatal do hospital.

Estrela
Fernando virou celebridade durante os horários de visita. Segundo a mãe, a professora de educação física Luzia Carmelita, de 29 anos, pacientes, funcionários, acompanhantes e visitantes só querem saber de ver seu filho.

"Todo mundo quer saber como está o meu filho. Todos querem vê-lo e tirar uma foto, mas apenas eu, meu marido e os médicos tivemos contato com ele. Meu filho virou celebridade", disse a mãe.

Ela lembrou que apesar de poucas pessoas terem conhecido Fernando, vários presentes chegam para ele no hospital. "Ele recebeu vários presentes de pacientes e funcionários da maternidade, principalmente roupas, que está difícil achar uma do tamanho dele, e fraldas. Isso vai me ajudar bastante."

Berço
"Ele quebrou o berço da UTI, que é de acrílico. Ficou trincado. Mas ele não sofreu nada, pois estava acompanhado das enfermeiras", disse a mãe, que recebeu alta médica na manhã deste domingo (11).

Ela vai doar todo o enxoval do filho recém-nascido. O menino, que vai se chamar Fernando, nasceu na noite de quinta-feira e não cabe em nenhuma roupa.

“Estamos tentando encontrar roupa para recém-nascido no tamanho dele, mas as peças que serviriam para ele são para crianças maiores. Nem para encontrar fraldas está sendo fácil, pois ele já está usando o tamanho grande", afirmou Luzia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet