Olhar Direto

Notícias / Copa 2014

Movimento cai na Praça Popular e Choppão, mas torcedores emocionam-se com início do jogo; Fotos!

Da Redação - Jardel P. Arruda e Stéfanie Medeiros

04 Jul 2014 - 16:10

Foto: Jardel P. Arruda

Movimento cai na Praça Popular e Choppão, mas torcedores emocionam-se com início do jogo;  Fotos!
Há poucos minutos do começo do jogo entre Brasil e Colômbia, que acontece no Estádio Castelão, em Fortaleza, a Praça Popular, Choppão e arredores dão indícios de que os torcedores colombianos levaram a animação com eles.

Leia maisSol, samba e futebol são atrações do Fifa Fan Fest nesta tarde
Torcida cuiabana marca presença no Estádio Castelão para Brasil e Colômbia; veja festa

Os estabelecimentos destas duas praças (Popular e Oito de Abril) são pontos tradicionais de aglomeração de torcedores em dia de jogo. No entanto, ao contrário do que aconteceu em outras partidas da seleção brasileira, o movimento parece ter caído nesta sexta-feira (04).



O Choppão, sempre lotado em dias de jogos, está com o ambiente relativamente tranquilo, com o público usual de dias de movimento. O arquiteto Daniel Gonçalo, 27 anos, acompanha a transmissão da partida junto com um grupo de amigos. Segundo ele, o movimento caiu, mas há a expectativa de uma grande festa após o jogo. Daniel aposta na vitória brasileira por 3x1.

Já na Praça Popular, o que aconteceu no Choppão repete-se com o bar Ditado Popular, onde torcedores costumam aglomerar-se em grandes números. No jogo passado (entre Brasil e Chile), ambos os locais estavam “abarrotados” de pessoas animadas, com as camisetas verdes e amarelas do Brasil, cantando e torcendo pela seleção brasileira. No centro da praça, três televisões exibiam a partida que culminou com a vitória do Brasil contra o Chile. Já nesta sexta-feira, nenhuma televisão está ligada no meio da praça.



As pessoas chegam aos poucos, timidamente ocupando seus lugares nos bares. “As vendas hoje estão uma decepção”, foi o que a comerciante Dona Maria do Carmo, de 63 anos, disse ao Olhar Direto. Ela vende camisetas do Brasil e outros apetrechos desde o começo da Copa do Mundo e, segundo ela, hoje está sendo o dia mais fraco nas vendas.

Mas mesmo com um público reduzido na região central de Cuiabá, os que estão no local não puderam deixar de emocionar-se com o hino nacional, gritando, aplaudindo e chorando com a emoção do princípio do jogo.



O Olhar Direto irá acompanhar o movimento na Praça Popular, Choppão e região central da cidade. Saiba o que está acontecendo atualizando esta matéria.

Acompanhe:

16h08 – Primeiro gol do Brasil contra a Colômbia. Explosão de gritos, aplausos e rojões invadem a Praça Popular, que começa a ganhar público. Bar Ditado Popular começa a ficar lotado.

16h29 - Com um gol da seleção brasileira no primeiro tempo, a torcida na região central de Cuiabá começa a se animar. Coros entoam a música "Eu sou brasileiro com muito orgulho" e outros apenas gritam "Brasil, Brasil, Brasil!".



16h42 - Para acompanhar o jogo de perto e não ficar em casa, adolescentes reunem-se na sorveteria Alaska, de onde assistem a partida com grupos de amigos e amigas. A cada defesa de Júlio César, o público feminino do estabelecimento grita o nome do goleiro e manda beijos para a tela da televisão. A tensão pré-jogo vai aos poucos amenizando-se.



16h48 - Final do primeiro tempo. Torcedores soltam fogos e comemoram o sucesso da primeira metade do jogo.

17h00 – Durante o intervalo da partida entre Brasil e Colômbia, os torcedores da seleção brasileira começam a comentar o primeiro tempo. Muitos xingam os jogadores Marcelo e Hulk, sugerindo que eles sejam substituídos no segundo tempo. Devido a falta de lances “emocionantes”, o ânimo dos torcedores da Praça Popular começa a cair e a tensão a aumentar.

17h06 - Início do segundo tempo.


(A cantora Viviane Cantarella anima a torcida brasileira com música ao vivo na Praça Popular)

17h15 -
Duas viaturas da Força de Segurança Municipal e duas da Polícia Federal estão na Praça Popular. O início do segundo tempo vem do intervalo com música eletrônica e ao vivo animando os torcedores, inclusive com versões inusitadas da canção “Eu sou brasileiro”. “O Felipão tem que chacoalhar esse time!”, disse Aramis Diego da Costa, 34 anos. Segundo ele, a seleção brasileira começou jogando bem, mas perdeu o ritmo com o passar dos minutos.

17h28 - Segundo gol da seleção brasileira, feito pelo jogador David Luiz. Placar está em 2 x 0 para o Brasil.

17h35 - Com o segundo gol do Brasil, a torcida volta a se animar. A empolgação toma conta da Praça Popular. Entre a torcida, está Ana Clara, de 19 anos. A jovem, animada com a partida, acha que o Brasil ainda vai fazer mais três gols no segundo tempo. E é enfática ao dizer que Felipão deve colocar o jogador Fred em campo. “Eu amo o Fred. Ele é o mais gato e tem que fazer um gol!”.

17h39 - Primeiro gol da seleção colombiana. Tensão entte torcedores brasileiros aumenta.



17h55 - Final do jogo entre Brasil e Colômbia. Seleção brasileira vence por 2x1 e classifica-se para a semi-final. Torcedores na Praça Popular comemoram com fogos de artifícios, muitos aplausos, gritos e animação.


1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • BRUNO JR.
    05 Jul 2014 às 11:48

    ABSURDO O BAR OCUPAR A CALÇADA COM CADEIRAS, MESAS E CERCAS, E IMPEDIR O TRANSITO DAS PESSOAS PELAS CALÇADAS. E TAMBÉM É CONSTRANGEDOR ALGUMAS PESSOAS ACHAREM QUE ESTAR ALI DENTRO É ALGUM TIPO DE PRIVILÉGIO. TAMBÉM É BOM SE RECUPERAR O MOVIMENTO NORMAL DA PRAÇA, PORQUE O EXCESSO DE PESSOAS ACABOU FECHANDO AS RUAS NO ENTORNO E PREJUDICA A CIRCULAÇÃO NORMAL

Sitevip Internet