Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Alexandre Cesar sugere adaptar usina de Cuiabá para álcool e gás

O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) apontou a necessidade em adaptar a usina termoelétrica de Cuiabá – Mário Covas - para funcionar tanto a gás quanto a álcool. A indicação da “usina flex” foi aprovada em Plenário e encaminhada ao diretor presidente da empresa Pantanal Energia (EPE), Fábio Garcia.


Segundo Cesar as termoelétricas podem ser movidas por diferentes fontes de energia como: carvão, óleo diesel ou combustível nuclear. “A grande novidade é o uso do álcool. Em uma termoelétrica convencional, movida a gás natural, o gás chega à usina por tubos subterrâneos e dos compressores vai direto para a turbina, onde é queimado. O calor provocado pela queima aciona um gerador produzindo eletricidade e que, por sua vez, entra diretamente no sistema através dos transmissores. Na ‘usina flex’, o álcool chega por caminhões e é armazenado em tanques. De lá é bombeado para a turbina, onde acontece um processo semelhante ao do gás. A diferença está em um equipamento modificado chamado combustor. Como o próprio nome diz, ele é responsável por acionar a queima do combustível e permitir a produção de energia”, explica o parlamentar.

O deputado justifica ainda que o modelo é de maior confiabilidade e segurança energética pelo fato de utilizar duas fontes de energia diferente: o gás e o álcool. Ele afirma que isso garante grande flexibilidade, ao permitir a escolha do combustível de melhor preço no momento. “A utilização do álcool ao invés do diesel trará ainda redução significativa nos valores compreendidos, além de diminuir o impacto ambiental”, afirma.

A experiência já está sendo aplicada em Minas Gerais, na usina de Juiz de Fora que passa por adaptações para receber o novo combustível. O projeto inédito promete produzir energia de forma mais limpa. O término das obras está previsto para dezembro, quando começam os testes operacionais. Foram investidos R$ 11 milhões na troca dos equipamentos que permitem o recebimento, o armazenamento e a movimentação do etanol. Conforme Cesar o valor é considerado pequeno diante dos ganhos ambientais e econômicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet