Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

pressão

Tribunal exige que seus funcionários retornem ao trabalho imediatamente

Foto: Kelly Martins/Olhar Direto

Vestidos de luto, servidores do Poder Judiciário fazem manifestação em frente ao TJ

Vestidos de luto, servidores do Poder Judiciário fazem manifestação em frente ao TJ

Os servidores do Tribunal de Justiça continuam aguardando para conversar com o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça, Ricardo Chimenti, que veio a Mato Grosso para fazer a correição e investigar irregularidades que teriam oocorridos no TJMT. Chimenti veio em substituição ao ministro Gilson Dipp, cooregedor geral do CNJ.


Enquanto não conversarem com o juiz do CNJ, os servidores ameaçam não retomar as atividades no tribunal, previstas para começarem ao meio dia de hoje. Em razão disso o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Mariano Travassos, emtiu uma nota exigindo que o servidores retomem as atividades. A determinação consta de um ofício publicado pela Presidência do TJMT no sentido de alertar para a necessidade da manutenção dos serviços e evitar prejuízos à sociedade mato-grossense.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, em face da mobilização deflagrada na manhã desta quarta-feira pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinjusmat), fez publicar o Ofício 091/2009, consignando que seja oficiada aos juízes diretores de Foros a obrigação de ultimar todas as providências administrativas necessárias à abertura das escrivanias das referidas comarcas no expediente forense, sob pena de responsabilização.

No documento, o presidente reitera o compromisso de valorização ao servidor e a total obediência aos princípios da moralidade e da legalidade, cristalizado em várias ações desenvolvidas em menos de seis meses de gestão, tais como a incorporação na remuneração dos servidores sindicalizados, ativos e inativos, o percentual de 11,98% e a extensão da incorporação do percentual para todos os servidores do Poder Judiciário, incluindo os comissionados.

Também a elaboração de rojeto de lei que originou o reajuste da correção da data base, no percentual de 6,48%, a elaboração de estudos para aumento da verba indenizatória por atividade externa dos oficiais de Justiça; a nomeação de aprovados no ultimo concurso publico, distribuindo-os para todas as Comarcas carentes de servidores, a aquisição de equipamentos de informática, o início das reformas nos prédios dos fóruns do Estado, objetivando propiciar ambiente condizente com a relevante missão dos magistrados e servidores, entre outras ações.

O despacho recomenda, ainda, aos magistrados, que determinem a abertura dos prédios dos fóruns e que procedam ao corte do ponto de servidores efetivos que insistirem na paralisação dos serviços, bem como identifiquem eventuais servidores comissionados que estejam praticando atos em descompasso com a confiança a eles depositada pelo Poder Judiciário. A mesma providência deve ser adotada pela Diretoria Geral do TJMT.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet