Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Coordenação Estadual de Mulheres do PPS se reúne com militantes de Várzea Grande

A Coordenação Estadual de Mulheres do PPS iniciou por Várzea Grande o trabalho de fortalecimento do núcleo feminino do partido. Na noite de terça-feira, uma das 23 coordenadoras, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Renata Cabrera, reuniu-se na sede do diretório municipal com um grupo de mulheres filiadas à sigla. Atualmente, dos 11 integrantes da Executiva, seis são mulheres. No diretório, elas ocupam a metade das vagas.


Conforme Renata, a coordenação estadual, que foi formada durante o Encontro de Mulheres ocorrido paralelamente ao 8º Congresso do PPS de Mato Grosso, no dia 04 deste mês, em Cuiabá, é colegiada, congregando todas as 14 ocupantes de mandatos – sendo 12 vereadoras, uma prefeita e uma vice - e mais outras oito que já vêm discutindo a temática da mulher no partido.

“Buscou-se garantir a representatividade na Coordenação de todas as regiões do Estado. Nosso objetivo é fomentar a maior participação política das mulheres na política e na vida do partido. Já iniciamos as conversações com as nossas eleitas e estas se mostraram bastante animadas com a proposta de fomento da discussão de gênero no partido”, assinalou Renata, que ao lado da ex-secretária de Educação de Mato Grosso, Ana Carla Muniz, fará a coordenação dos trabalhos.

“Essas visitas, que começaram por Várzea grande, se estenderão a outros municípios. Elas terão o papel de fortalecer o PPS Mulher e preparar a nossa participação no Congresso Nacional de Mulheres, que será em Dezembro, em Brasília”, explicou Cabrera, acrescentando que na ocasião serão discutidas duas teses: O PPS e a luta pelo empoderamento feminino na política partidária e A Mulher em situação de vulnerabilidade social.


Renata elogiou a organização das mulheres de Várzea Grande e destacou a importância da participação feminina na política. “O PPS tem trabalhado muito no sentido da participação igualitária de homens e mulheres e o fortalecimento desse núcleo municipal vai nos ajudar a promover avanços e a construir uma sociedade melhor”, ressaltou Renata.





Ela observou que já estão programadas pela coordenação estadual visitas a outros municípios. “Essas nossas visitas terão o papel de fortalecer o PPS Mulher e preparar a nossa participação no Congresso Nacional de Mulheres, que será em Dezembro, em Brasília”, disse, acrescentando que na ocasião serão discutidas duas teses: O PPS e a luta pelo empoderamento feminino na política partidária e A Mulher em situação de vulnerabilidade social.





Membro do PPS de Várzea Grande, a funcionária pública, Solange Vani, afirmou que mulheres precisam “arregaçar as mangas” e ir à luta para mudar a realidade atual, lembrando que “elas” hoje são mais de 50% do eleitorado e só tem 10% da representação política. “Tenho certeza que nosso trabalho será de grande valia e vamos nos empenhar para que esse trabalho político traga resultados positivos para o partido e, consequentemente, para a sociedade como um todo”, destacou.





O presidente do Diretório Municipal, o economista José Marque Braga, o popular Braga, disse que é muito importante para o partido a participação das mulheres. “É preciso modificar essa cultura machista que se reproduz nas instituições políticas. Eleitores e partidos devem trabalhar em conjunto para valorizar e intensificar a atuação das mulheres na política”, argumentou.





Ele acrescentou que o Diretório Municipal irá trabalhar, conjuntamente com o Diretório Estadual e com a Coordenação Estadual de Mulheres, para a realização de cursos de formação política. “Não existe democracia sem igualdade entre homens e mulheres e nós só vamos avançar se tivermos formação política”, avaliou.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet