Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Novo colegiado do Conselho Antidrogas vai deliberar políticas públicas de prevenção

“O Conselho Estadual de Políticas Públicas Antidrogas de Mato Grosso (Conen) é um órgão pensante, de extrema importância, que deve pautar todas as ações com foco na prevenção ao uso de drogas”, afirmou a coordenadora do conselho, Ana Elisa Limeira, durante a posse do novo colegiado realizado nesta quinta-feira (16.07), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, em Cuiabá.


O evento reuniu autoridades e representantes de entidades de apoio a dependentes químicos, além da sociedade civil para receberem os novos membros do conselho, sendo titulares e suplentes de órgãos como Secretarias de Justiça e Segurança Pública, Saúde, Educação, Cultura, Trabalho Emprego e Cidadania, Esporte e Lazer e Fazenda. Além do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas e representantes da sociedade civil, como a OAB, entre outros.

Os membros do colegiado atuarão no assessoramento ao Governo do Estado de Mato Grosso, na condução de políticas públicas sobre drogas. O Conselho, criado há 27 anos, envia informações sobre apreensão e uso de drogas, bem como, das atividades desenvolvidas de auxílio aos dependentes químicos em Mato Grosso à Secretaria Nacional.

A coordenadora ressaltou durante seu discurso a evolução que o debate para a redução do uso de drogas no país evoluiu nos últimos anos. “Percebemos uma grande mudança na abordagem que damos ao assunto. Se, antigamente, era debatidos instrumentos de repressão ao uso das drogas, hoje percebemos que o foco deve estar sempre voltado à prevenção e ao apoio aos dependentes e familiares”, comenta.

Para o secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Senad/Presidência da República), Paulo Roberto Uchôa, a articulação entre as esferas de governo e instituições ligadas ao tratamento e acompanhamento de dependentes é primordial para a redução no uso de entorpecentes. “Os municípios são peça fundamental para a redução desse quadro. Devemos nos reunir preocupados na articulação para vencer o tráfico de drogas. E o conselho de Mato Grosso tem uma missão importante por possuir fronteira com um dos maiores produtores de entorpecentes”, afirmou.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, a posse do novo colegiado demonstra o comprometimento de Mato Grosso com o enfrentamento ao uso de entorpecentes. “Para este trabalho se faz necessário comprometimento de mobilização social tanto do poder público quanto da população. Percebemos que o Conen vem agindo de forma satisfatória na realização de ações de combate às drogas e a continuidade dos trabalhos é importante para a redução do uso e da violência”.

Diógenes ressaltou a importância de se enxergar as drogas como um problema multidisciplinar. “Não é o problema de apenas um setor, mas de um conjunto de áreas públicas como Segurança, Saúde, Educação, entre outras pastas e esferas de governo. Devemos trabalhar juntos. E agindo não apenas na repressão ao uso de entorpecentos, mas também na prevenção, dando oportunidades à população”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet