Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Ministro orienta pessoas a procurar postos de saúde e não hospitais

Para ele, fase mais aguda da nova gripe deve passar no final do inverno.

Ministro diz que pessoas não devem se tratar com chá caseiro.

O ministro da Saúde, José Temporão, disse nesta sexta-feira (17) que as pessoas com sintomas da nova gripe não devem procurar de imediato os hospitais e sim buscar o atendimento preferencialmente nos postos de saúde. Segundo ele, a rede hospitalar deve ser preservada para tratar dos doentes que precisam de internação. Ele se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira. O ministério da Saúde já confirmou 11 mortos, vítimas da doença. 

Temporão previu ainda que até o final do inverno a disseminação mais aguda da nova gripe deve permanecer. “Até o final do inverno [deve permanecer a fase aguda da doença]. Com o aumento das temperaturas a situação deve melhorar”, estimou.

“Nesse primeiro momento, é natural que as pessoas inseguras busquem ao mesmo tempo atendimento. Então, qual a importância de não procurar um hospital? Procurar um posto de saúde ou um centro de saúde porque os hospitais estão preparados para atender os doentes que precisam de internação. Se tiver plano de saúde, a pessoa deve procurar o médico que acompanha o seu quadro clínico”, orientou.

Contudo, ele disse que não pode impedir as pessoas de buscar atendimento, mas alertou que isso pode acarretar em filas e demora.

Segundo ele, o presidente Lula não pediu novas medidas para combater a doença no Brasil. Na conversa, o ministro disse ao presidente que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um novo boletim elogiando o controle da nova gripe no Brasil.

Para Temporão, o grande desafio para o sistema de saúde agora é se estruturar para atender os doentes nessa nova fase de contaminação pela nova gripe. “Sentiu febre acima de 38, teve tosse, dor de garganta, dor no corpo, procure um médico, não fique em casa tomando chazinho caseiro”, indicou.

Se a pessoa tiver apenas corisa, sem dores ou febre, o ministro disse que ela não precisa ir ao médico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet