Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Começa treinamento em Operações Especiais em Mato Grosso

“Deus não escolhe os fortes. Ele prepara os escolhidos”. Com essa frase o capitão da Polícia Militar de Mato Grosso, Manoel Bugalho, resume a expectativa diante do 1º Curso de Operações Especiais (Coesp) iniciado na manhã de hoje (17.07), em Cuiabá. A aula inaugural do curso foi no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. Para 49 inscritos no curso (sendo 31 de Mato Grosso) os próximos 4 meses serão de intenso treinamento para o cumprimento da carga horária de 1.288 horas. Em 173 anos de história da PM em Mato Grosso essa é a 1ª vez que o Coesp é realizado no Estado.


No total 34 disciplinas fazem parte do currículo, tais como direito aplicado, direitos humanos, técnicas de negociação, agentes químicos, combate corpo a corpo, inteligência policial, instruções táticas, salvamento em cerrado, operações em selva, operações tático móvel, montanhismo, paraquedismo, operações em ambientes urbanos.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, a valorização do policial, bem como a formação e qualificação do mesmo são fatores fundamentais para o desempenho da atividade policial. “Cada vez mais incentivamos a qualificação e preparamos nossos homens para exercerem de maneira plena suas atividades”.

O comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho, foi breve em sua palavras aos alunos. “Vivemos hoje um momento muito importante. Um marco em nossa história senhores. O que posso garantir é que o treinamento exige muito, mas a satisfação de alcançar um objetivo é impagável. O Coes não é somente um curso é uma doutrina de vida”.

O capitão da Polícia Militar da Paraíba, Wherick Felício de Lima, 31, atua no Grupamento de Ações Táticas (Gate/PB), sintetiza “as expectativas são muitas diante desse desafio”.

O coordenador do curso, capitão Ronaldo Roque da Silva, comandante da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, informou que as avaliações são diárias e por isso o número de formandos, normalmente, é pequeno. Como parte do treinamento, os policiais terão de realizar atividades em Manaus, São Paulo. A última fase será realizada no Rio de Janeiro junto a unidade do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet