Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Deputada propõe campanha e ações para auxiliar pacientes com lúpus

A deputada estadual Chica Nunes (PSDB) propõe a criação da política de conscientização e orientação sobre o lúpus eritematoso sistêmico (LES), para que os pacientes que sofrem da doença possam conviver de forma amena com os sintomas ou sequelas.


O projeto de lei informa que a campanha de divulgação sobre o LES ocorrerá no site do Governo do Estado e por meio de parcerias com outros órgãos públicos, entidades, associações e empresas de iniciativa privada. Registra que o fornecimento de medicamentos para o tratamento do paciente será pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e isenta o doente do pagamento de passagem em transportes coletivos, nos casos em que a sua renda for até dois salários mínimos.

Informações do Ministério da Saúde dão conta que o LES é uma doença crônica de causa desconhecida, que provoca alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa. O paciente com LES desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais, podendo, consequentemente, afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Não se caracteriza por ser uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna, no entanto deixa sequelas.

A parlamentar afirma que “não há um remédio para o Lúpus que funcione da mesma forma que um antibiótico funciona para acabar com uma infecção, portanto o tratamento do LES engloba uma série de medidas, entre medicamentos e normas de vida. Pode e deve ser entendido como um tratamento criterioso, e por isso deve ser encarado com seriedade pelas autoridades”.

“É indiscutível que a saúde, seja particular ou coletiva, é alvo de preocupação diária para toda a população. Na saúde particular, recorremos de forma individual a tratamentos, exames preventivos, ações de profilaxia, entre outras medidas. Já na saúde coletiva, acompanhamos de perto na comunidade e via mídia em locais distantes, a proliferação de novas doenças, epidemias e endemias em geral”, disse a deputada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet