Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Balanço do Sine é positivo pelo segundo mês consecutivo

Pelo segundo mês consecutivo o Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine-MT) apresentou crescimento no número de vagas abertas e de trabalhadores empregados com carteira de trabalho assinada. O balanço da produção dos postos do Sine em Mato Grosso no mês de junho foi superior ao do mês de maio. Foram 2.971 pessoas empregadas em 4.068 vagas captadas, o que representa um percentual de aproveitamento de 73%. No mês de maio, foram 2.340 colocações e 4.026 vagas abertas no Sine-MT. E no primeiro semestre de 2009, o Sine captou 21.351 vagas de emprego e colocou 12.501 trabalhadores no mercado formal de trabalho.


O setor de atividade econômica que mais abriu vagas no Sine no mês de junho foi o da indústria de transformação, com 1.213 vagas, e também foi o que mais contratou, com 1.397 trabalhadores colocados. Em seguida aparece o setor da agropecuária, com 760 vagas abertas e 595 colocações. Em terceiro está o setor de serviços, com 708 vagas e 464 colocações.

Segundo a superintendente do Sine em Mato Grosso, em exercício, Kellen Cristine Carvalho, o saldo positivo da indústria de transformação deve-se às contratações realizadas pelo setor sucroalcooleiro, que abriu vagas nos primeiros meses do ano para o plantio de cana-de-açúcar. “Acreditamos que no mês que vem a agropecuária supere a indústria de transformação por conta das vagas que foram abertas por agora, no final de junho e em julho. Essas intermediações, que são na maioria reposição de trabalhadores, vão aparecer no balanço do mês que vem, pois ainda tem muitos postos no interior que estão lançando no sistema as intermediações e captações”, afirmou.

No balanço do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do mês de junho a agropecuária foi o que apresentou o melhor resultado – 2.458 postos de trabalho. O Estado gerou 5.453 postos de trabalho em junho, colocando Mato Grosso no 9º lugar no ranking nacional de geração de empregos formais no período, sendo um dos destaques da Região Centro-Oeste.

Kellen explica que a diferença entre os números do Caged e os do Sine é porque o Caged abrange todos os postos de trabalho formais abertos em Mato Grosso e o Sine só monitora o que passa pelo órgão. “Nem todas as vagas que são abertas dentro da economia são intermediadas pelo Sine. Por isso a diferença entre o ranking do Sine e do Caged com relação aos setores de atividade econômica com melhores resultados”.

O Sine possui 20 postos instalados em Mato Grosso e mais a unidade matriz, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet