Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

internacional

Juruena realiza primeiro leilão agropecuário no modelo australiano

Pela primeira vez o município de Juruena, localizado a 930 km de Cuiabá, realiza um leilão agropecuário que acontece simultaneamente com a 18ª Festa do Peão e Exposição Agropecuária.

Pela primeira vez o município de Juruena, localizado a 930 km de Cuiabá, realiza um leilão agropecuário que acontece simultaneamente com a 18ª Festa do Peão e Exposição Agropecuária. A organização é do Sindicato Rural do Município, que preparou um leilão nos moldes australianos, ou seja, além da comercialização de gado, serão realizadas palestras técnicas sobre nutrição e melhoramento genético, e o leilão acontece nas baias onde os animais estão, de forma que os participantes possam verificar os animais de perto.


“Este leilão será um marco na história da agropecuária da região, além de valorizar os produtores locais, terá palestras ricas em conhecimento ministradas por profissionais respeitados no país”, ressaltou o presidente do sindicato, Marcos Antonio Belizário Rodrigues.

A ideia inovadora foi sugestão do pecuarista e sócio-proprietário da Nutrideal, Thales Borges Fagundes, que recentemente esteve na Austrália, país que é referência pela carne que produz e exporta. Thales realizou visita técnica na busca por novidades no mercado australiano. “O leilão realizado nesse modelo traz muito mais conhecimento ao produtor, que saberá detalhes sobre o gado comercializado e todas as técnicas aplicadas”, explicou.

As palestras iniciaram nesta sexta-feira (17), às 19h, com a apresentação do Ph.D em Nutrição Animal da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Antonio Carlos Silveira, também consultor da Nutrideal.

No sábado (18), às 14h, o tema da palestra será o Programa de Melhoramento Genético Qualitas, destinado a rebanhos de gado nelore. Às 16h inicia o leilão da Fazenda Santa Rita da Aldeia, quando serão ofertados 20 touros Nelore Qualitas selecionados a campo.

Os tourinhos do leilão de Juruena foram selecionados pelo programa de melhoramento genético Qualitas. Os animais são selecionados para características de crescimento, reprodução e funcionalidade. Com base nas medições coletadas de todos os animais nascidos, o Qualitas compõe um Índice de Seleção com o peso a desmama, ganho de peso pós-desmama, perímetro escrotal aos 15 meses e musculosidade. Além destas avaliações o animal deve ser aprovado em mais 17 características funcionais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet