Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Mais de 1,5 mil mulheres receberam capacitação nas oficinas de sabão da Sanecap

Preocupada com os sérios problemas que os resíduos líquidos podem causar ao meio ambiente, a Prefeitura de Cuiabá, sob a coordenação da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), iniciou em 2008 o projeto das oficinas do sabão, que consiste na fabricação do produto a partir da reutilização do óleo de cozinha. Em pouco mais de um ano de implantação, a oficina já capacitou aproximadamente 1,5 mil mulheres de todas as regiões de Cuiabá.


A oficina é oferecida sempre durante os eventos da Prefeitura, como Mutirão Solidário e Prefeitura em Movimento. Conforme o gerente da Assessoria de Lideranças Comunitárias da Sanecap e coordenador do projeto, João Valadares Lira, o curso já foi realizado em 50 bairros, no entanto, a Sanecap quer atingir todas as comunidades.

A iniciativa, segundo o coordenador, visa contribuir com a preservação de rios, córregos, nascentes e lagoas, que são os principais receptadores desses resíduos, além de evitar transtornos às redes de esgotamento sanitário. “A maioria das pessoas não tem noção de como o óleo de cozinha prejudica o meio ambiente quando jogado no ralo da pia e até mesmo na terra”.

A “pedagoga do sabão”, Maria das Graças dos Santos (Chica), que é responsável pelo curso de sabão, explica que o óleo jogado na pia escorre para a rede de esgotamento sanitário ou para a terra. Com a primeira chuva este resíduo é levado direto aos rios causando grandes prejuízos ao meio ambiente. Segundo ela, quando esse resíduo entra nos rios, cria-se uma crosta, a qual não permite a passagem de luz e impede a oxigenação da água matando as plantas e os animais ali existentes. “O problema é mais sério do que todos acreditam, pois a cada litro de óleo jogado no meio ambiente é contaminado cerca de um milhão de litro de água”.

O projeto “Cidadania e Meio Ambiente” visa também estruturar quatro cooperativas, uma em cada região de Cuiabá, para recolher o óleo de cozinha nos bairros, fabricar e comercializar o sabão. “Com essa iniciativa, além de ajudar a preservar o planeta, também vamos contribuir para produzir renda às famílias”, acrescentou Maria das Graças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet