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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Laudo técnico escancara erros em obras e danos são identificados no viaduto do Despraiado; fotos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Laudo técnico escancara erros em obras e danos são identificados no viaduto do Despraiado;  fotos
Os laudos técnicos divulgados pelo Governo do Estado estão escancarando diversos problemas na construção da maioria das obras de mobilidade urbana construídas pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) com vistas à Copa do Mundo de 2014. Desta vez, os problemas foram identificados no viaduto do Despraiado, localizado na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, onde foram detectados vários danos pela empresa LSE Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda. O elevado custou R$ 21.216.317,5 milhões aos cofres públicos.


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De acordo com o laudo emitido pela empresa, que ficou responsável por verificar as condições das obras, os principais danos identificados no viaduto do Despraiado durante a inspeção visual, são: danificação da aba inferior da longarina, das pré-lajes, com armadura exposta e da viga longarina, também com armadura exposta. Além disto, foram encontradas fissuras no topo do pilar central do apoio P12, na aba superior da viga pré-moldada e de retração no pilar.


(Foto: Reprodução/LSE)
 
Ainda foi descrito que há indícios de infiltrações nos apoios. O levantamento das fissuras e dos danos aparentes da estrutura foi realizado a partir de observações visuais, registros fotográficos e layouts. A empresa também fez ensaios para determinação do módulo de elasticidade e da resistência à compressão do concreto e os resultados mostraram um valor bem inferior ao especificado.
 
Por conta disto, a LSE recomenda que esses valores sejam encaminhados para o projetista para sua avaliação. Também foi sugerido que o Consórcio Atracon (constituído pelas empresas Atrativa e Constral) fizesse a “revisão e correção de juntas de dilatação entre os tabuleiros e no acesso à ponte, para garantir a estanqueidade da água no topo das longarinas, evitando, com isso, a infiltração observada nos apoios da estrutura e a ação acelerada da corrosão nas armaduras”, diz trecho do laudo.


(Foto: Reprodução/LSE)
 
Também foi recomendada a reabilitação das pré-lajes, para garantir a durabilidade do tabuleiro, com injeção das fissuras nos meios dos vãos e recuperação da geometria nas regiões onde observa-se armadura exposta, garantindo-se o cobrimento das armaduras e também das vigas longarinas protendidas, com recuperação da geometria nas regiões onde foram observados danos e armadura exposta, garantindo-se o cobrimento das armaduras.
 
Por fim, a LSE concluiu no laudo que “a avaliação da segurança estrutural do viaduto Despraiado que as respostas estruturais são satisfatórias, o que habilita a utilização normal para as finalidades projetadas” e acrescenta que “a durabilidade do viaduto para uma vida útil de 100 anos somente pode ser garantida se houver a realização dos serviços de mitigação dos defeitos de construção, destacando-se as danificações observadas nas lajes e pilares do viaduto, garantindo assim a durabilidade da estrutura”.
 
A obra
 
A obra do viaduto do Despraiado, que custou R$ 21.216.317,5 milhões aos cofres públicos, foi a primeira grande obra a ser entregue pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB). O elevado está com os serviços todos concluídos e o Executivo aguarda uma inspeção final em conjunto com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) para que haja o recebimento definitivo.
 
O Governo do Estado também irá acompanhar o pedido de aditivo de valor junto ao Dnit e elaborar e encaminhar prestação de contas ao órgão federal. Segundo a Secid (Secretaria de Estado de Cidades), os obstáculos executivos encontrados foram: Desapropriações; Remoção de postes; Remoção de adutoras e Ajustes Projeto.

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