Olhar Direto

Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Notícias / Política MT

Janaína alega ter legitimidade para ser membro da CPI das obras da Copa e pede 'novatos' para presidência

Da Redação - Patrícia Neves

07 Mar 2015 - 09:10

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Janaína alega ter legitimidade para ser membro da CPI das obras da Copa e pede 'novatos' para presidência
A presidência ou a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o superfaturamento na implantação do Veículo Leve sobre Trihos (VLT) não interessam a deputada Janaína Riva (PSD), a primeira a apresentar o requerimento solicitando a instalação de uma CPI para apurar falhas em todas as obras da Copa do Mundo. Ela defende ainda nomes de dois parlamentares 'novatos' para comandar as investigações.

Leia Mais:
CGE defende pena máxima de R$ 148 milhões ao Consórcio VLT; contrato limita multa a 10% do valor da obra

“Eu fui à primeira apresentar o requerimento, antes que a reportagem do Fantástico fosse mostrada.  Nunca houve uma disputa pela presidência, mas é óbvio que eu não abro mão de ser membro. Há legitimidade para minha representação”, afirmou ao Olhar Direto.

A reportagem do Fantástico, apresentada no último dia 22, mostrou ao país um cenário de corrupção envolvendo esquemas de improbidade administrativas nas obras da Copa em Cuiabá.

Seis vezes a frente da presidência da Mesa Diretora da AL-MT, José Riva, pai da deputada, é apontado com um dos principais interlocutores para a mudança do modal previamente escolhido BRT (Bus Rapid Transport) para o VLT.  “Meu pai (Riva) não era o governador e apontam tudo como se fosse culpa dele. Já conversei com meu pai e não tem nada a ver. Eu não abro mão em ser um membro. Não há o que temer”.

Nos bastidores existe uma queda de braço para o comando da CPI, entre oposição e governo. Originalmente, apresentaram requerimentos para a instalação, Janaína, Pery Taborelli (PV) e Oscar Bezerra (PSB).  E na disputa,  a parlamentar defende novos nomes para comandar a investigação. Cita, por exemplo, Silvano  Amaral (PMDB) e de Oscar Bezerra (PSB) para coordenador os trabalhos.  Caberá ao colégio de líderes delegar os membros da CPI, que terá prazo de 120 dias para apurar as responsabilidades sobre a execução do pacote de 56 obras para a Copa do Mundo.

Na tarde de quinta-feira,  5, a Controladoria Geral do Estado apresentou relatório final da auditoria realizada nas obras e apontou um rombo de pelo menos R$ 200 milhões nas obras, além de sucessivos erros, com a conivência do então gestor da época, Silval Barbosa (PMDB). Ele e o então titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, Maurício Guimarães foram denunciados ao Ministério Público Federal e Estadual para adoção das medidas cabíveis. 

27 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Andreia da Silva Gonçalves
    08 Mar 2015 às 15:14

    Essa é a prova que a senhora não tem compromisso com os seus eleitores! A atitude correta e no mínimo esperada seria sua despretensão dessa CPI. Parece brincadeira isso!

  • Alyne
    08 Mar 2015 às 10:33

    Uma louca...

  • jose procopio
    08 Mar 2015 às 09:47

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Sincero
    08 Mar 2015 às 09:37

    Se vc fosse imparcial se negaria a participar da comissão! Motivo? Eu nunca mandaria meu pai para cadeia, mas se outro fizer seria justo se cometeu erros que conviva com eles.

  • jcs
    08 Mar 2015 às 09:16

    voce votou, vc e o culpado.

  • Rodrigo
    07 Mar 2015 às 23:54

    E o mesmo que colocar Fernandinho beira mar ou Marcola para jugar traficantes...todos sabem o final.

  • mulher ma
    07 Mar 2015 às 22:39

    Pede novatos pra ainda mais sujar o nome de mt,como o paizinho dela fez!!a verdade que essa infeliz nao ta fazendo nada de util na Al,isso e voto jogado fora por isso que o estado eo pais esta nessa lama .

  • Joao
    07 Mar 2015 às 21:19

    Um Deusa...

  • Cadu
    07 Mar 2015 às 20:50

    Legitimidade para presidir a CP do VLT??? Desde quando o sobrenome Riva tem legitimidade neste Estado? Tá doida pra proteger o papai

  • cristina
    07 Mar 2015 às 20:36

    É muita cara de pau, querer ser membro de cpi que vai apurar os crimes que pai é investogado. So no Brasil mesmo!

Sitevip Internet