Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

apurar rombos

Janaína alega ter legitimidade para ser membro da CPI das obras da Copa e pede 'novatos' para presidência

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Janaína alega ter legitimidade para ser membro da CPI das obras da Copa e pede 'novatos' para presidência
A presidência ou a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o superfaturamento na implantação do Veículo Leve sobre Trihos (VLT) não interessam a deputada Janaína Riva (PSD), a primeira a apresentar o requerimento solicitando a instalação de uma CPI para apurar falhas em todas as obras da Copa do Mundo. Ela defende ainda nomes de dois parlamentares 'novatos' para comandar as investigações.


Leia Mais:
CGE defende pena máxima de R$ 148 milhões ao Consórcio VLT; contrato limita multa a 10% do valor da obra

“Eu fui à primeira apresentar o requerimento, antes que a reportagem do Fantástico fosse mostrada.  Nunca houve uma disputa pela presidência, mas é óbvio que eu não abro mão de ser membro. Há legitimidade para minha representação”, afirmou ao Olhar Direto.

A reportagem do Fantástico, apresentada no último dia 22, mostrou ao país um cenário de corrupção envolvendo esquemas de improbidade administrativas nas obras da Copa em Cuiabá.

Seis vezes a frente da presidência da Mesa Diretora da AL-MT, José Riva, pai da deputada, é apontado com um dos principais interlocutores para a mudança do modal previamente escolhido BRT (Bus Rapid Transport) para o VLT.  “Meu pai (Riva) não era o governador e apontam tudo como se fosse culpa dele. Já conversei com meu pai e não tem nada a ver. Eu não abro mão em ser um membro. Não há o que temer”.

Nos bastidores existe uma queda de braço para o comando da CPI, entre oposição e governo. Originalmente, apresentaram requerimentos para a instalação, Janaína, Pery Taborelli (PV) e Oscar Bezerra (PSB).  E na disputa,  a parlamentar defende novos nomes para comandar a investigação. Cita, por exemplo, Silvano  Amaral (PMDB) e de Oscar Bezerra (PSB) para coordenador os trabalhos.  Caberá ao colégio de líderes delegar os membros da CPI, que terá prazo de 120 dias para apurar as responsabilidades sobre a execução do pacote de 56 obras para a Copa do Mundo.

Na tarde de quinta-feira,  5, a Controladoria Geral do Estado apresentou relatório final da auditoria realizada nas obras e apontou um rombo de pelo menos R$ 200 milhões nas obras, além de sucessivos erros, com a conivência do então gestor da época, Silval Barbosa (PMDB). Ele e o então titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, Maurício Guimarães foram denunciados ao Ministério Público Federal e Estadual para adoção das medidas cabíveis. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet