Olhar Direto

Domingo, 15 de setembro de 2019

Notícias / Política MT

CPI do VLT deve convocar Eder e Riva apesar de prisões

Da Redação - Jardel P. Arruda

02 Abr 2015 - 15:06

Foto: Olhar Direto

CPI do VLT deve convocar Eder e Riva apesar de prisões
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do VLT, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), afirmou que pretende convocar o ex-secretário Extraordinário da Copa Eder Moraes e o ex-deputado José Riva (PSD) para prestarem esclarecimentos, mesmo ambos estando presos. De acordo com o parlamentar, seria apenas uma questão de “data e hora marcada”.

Leia mais:
Juíza rejeita pedido para bloquear R$ 165 milhões do Consórcio VLT Cuiabá-VG

“Pretendo convoca-los. Depende, é claro, da aprovação dos outros membros da comissão. Mas não há problema nenhum de ambos estarem presos. Terão data e hora marcada”, afirmou o deputado, em entrevista na Assembleia Legislativa, na noite de quarta-feira (1).

Eder foi preso na manhã de 1º de abril, pela Polícia Federal, sob acusação de tentar se desfazer de seus bens através de “laranjas”. Já o ex-parlamentar José Riva encontra-se na unidade prisional desde 21 de fevereiro alvo da operação Imperador, deflagrada pelo Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado.

Para Oscar, os dois podem contribuir com informações relevantes, uma vez que Eder comandou o processo de licitação de VLT e José Riva foi o principal defensor escolha modal em detrimento do Bus Rapid Transport (BRT), que já possuía estudos por parte da predecessora da Secopa, a Agecopa.

Em um primeiro momento, Eder e Riva serão chamados na condição de testemunhas, não na condição de investigados. Contudo, em um segundo momento a situação pode ser diferente. “Primeiro precisamos coletar informações. Precisamos nos munir, nos preparar antes de chamar alguém na condição de investigado”, explicou.

Direcionamento

Para Oscar, fica clara a existência de algum tipo de direcionamento na licitação e inclusive o usa para justificar a existência da CPI. O procedimento foi denunciado como fraudulento, envolvendo altos valores de propinas, por setores da imprensa nacional e também pela ex-deputada Luciane Bezerra (PSB), esposa de Oscar, que 60 dias antes do certame usou a tribuna da Assembleia para dizer qual consórcio venceria a disputa para ficar com a obra.

“Se não houvesse direcionamento não estaríamos aqui investigando o VLT. Talvez o VLT já estivesse andando. Ou talvez fosse o BRT ao invés de VLT, já que era muito mais viável”, disse o deputado, com um leve sorriso no rosto e abrindo os braços em sinal de questionamento.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Prof. Orlando
    04 Abr 2015 às 14:51

    Qual a função do parlamentar estadual? Não sabem para que foram eleitos? Agora querem fazer uma CPI? Ridículos, isso que é. Isso é uma afronta ao cidadão matogrossense, é o mesmo que subestimar a sua inteligência. Me causa enjoo essa palhaçada. Lamento ter que conviver com isso.

  • justiceiro
    03 Abr 2015 às 19:57

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • TODOS OS DEPUTADOS A ULTIMA LEGISLATURA
    03 Abr 2015 às 09:01

    POR QUESTAO DE HONESTIDADE! SUGIRRO QUE TODOS OS DEPUTADOS DA ULTIMA LEGISLATURA DEEM EXPLICACAO! ONDE ESTAVAM QUE NAO FICALIZARAM!!!!!!!!!!! ESTAVAM CUIDADNDO DAS SUAS COMISSOES!!!!!!!!!! OU SE ESCONDENDO!!!!!!!!!! PODEM COMECAR PELOS QUE SE REELEGRAM. APESENTEM SUES ARGUMENTOS. ESTAMOS ESPERANDO?

  • Josu
    03 Abr 2015 às 06:49

    não tem que convocar tem que intimar. para onde foi a dinheirama toda e cadê o VLT?

  • luiz
    02 Abr 2015 às 16:08

    é ruin de convocar esses dois, eu duvidoooo

Sitevip Internet