Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Livro sobre História de Mato Grosso será lançado na próxima quinta

O professor e historiador Pedro Carlos Nogueira Félix, lança dia 12 de março, próxima quinta- feira, às 19h, na Janina do Pantanal Shopping, a segunda edição do livro História de Mato Grosso. Revisada e atualizada, a obra, que reúne nove anos de pesquisa, chega às melhores livrarias do Estado com uma unidade especial de Geografia de Mato Grosso e abre as homenagens pelo aniversário de 290 anos de Cuiabá.


O trabalho apresenta um panorama de Mato Grosso desde a sua disputa por portugueses e espanhóis (pelo tratado de Tordesilhas) até os dias de hoje, na administração do governo Blairo Maggi. A obra contextualiza o Estado à história do Brasil e às relações sociais e políticas ao longo dos séculos. Também descreve a ocupação, os conflitos, a exploração das terras, da mão-de-obra, das riquezas naturais, a organização do povo mato-grossense e os investimentos na região.

Segundo os autores, o livro é voltado a vestibulares e concursos. “Nesse trabalho pesquisadas. O objetivo é oferecer um material de estudo completo e atualizado focado nos conteúdos exigidos pelas faculdades e universidades do Centro Oeste”, esclarece o historiador Pedro Felix.

Segunda edição contempla Geografia de Mato Grosso

A nova edição traz uma unidade sobre Geografia de Mato Grosso elaborada pela professora mestra Giseli Dalla Nora Félix. O conteúdo contempla a importância ecológica, a preocupação com a economia sustentável, a formação da população mato-grossense e ainda apresenta as divisões territoriais, dados, estatísticas e os aspectos físicos, políticos e econômicos da região.

Para a geógrafa, o material é uma oportunidade de divulgar as belezas e riquezas da terra. “Como professora e pesquisadora, acredito que o conhecimento deve ser compartilhado e a melhor forma de ampliar e reparti-lo é com este livro. Mato Grosso é um Estado que nos dá chances de crescimento e prosperidade. Precisamos conhecê-lo mais”, acredita Giseli Nora.

O livro

O primeiro lançamento de História de Mato Grosso foi publicado em maio de 2008. A segunda edição revisada e atualizada possui 134 páginas,sendo uma publicação da KCM editora. A viabilização da edição recebeu apoio do Colégio Isaac Newton e do Colégio Salesiano Santo Antônio.

Os autores

-Pedro Carlos Nogueira Felix é baiano de Senhor do Bonfim e chegou a Cuiabá em 1967. Sua vocação pelo magistério o levou a cursar História pela Universidade Federal de Mato Grosso e posteriormente a fazer pós-graduação em Projetos de Políticas Culturais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Leciona há 25 anos em escolas públicas e particulares. Atualmente é professor efetivo o Estado de Mato Grosso e dos colégios Liceu Cuiabano, Salesiano Santo Antônio e Colégio Isaac Newton.

Esta não é a primeira obra de Pedro Felix. Ele iniciou na carreira literária no ano de 2000 com a obra “Mosaico Cuiabano”, um estudo sobre os bairros de Cuiabá. Para ele, “História de Mato Grosso” é um tributo ao Estado. “Sou baiano de nascimento e cuiabano de coração. Eu vivo e respiro essa terra. O trabalho é a manifestação do meu amor por esse Estado”, conclui.

-Giseli Dalla Nora Felix é natural de Jaciara, Mato Grosso. Formada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, concluiu em 2008 mestrado também pela UFMT. Atualmente trabalha como professora e orientadora pedagógica do Colégio Isaac Newton.

Para a co-autora, a necessidade de oferecer um material completo sobre História e Geografia de Mato Grosso a impulsionou a escrever. “Foi um processo natural ao perceber que meus alunos precisavam ter acesso a um trabalho esquematizado. Tudo que foi estudado, pesquisado e escrito está voltado ao ensino e disseminação do conhecimento”, declara Giseli Felix.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet