Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Mais custo?

Plano de manutenção do VLT é de apenas dois anos e terá de ser ampliado pelo Consórcio; fotos

Foto: Wesley Santiago - Olhar Direto

Plano de manutenção do VLT é de apenas dois anos e terá de ser ampliado pelo Consórcio;  fotos
Os atrasos na implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) poderão causar ainda mais prejuízos ao Consórcio VLT. Isso porque o plano de manutenção previsto para os vagões é de apenas dois anos e, destes, 12 meses já se passaram. Como a obra não deverá ser concluída antes de 2018, ainda seriam necessários pelo menos outros dois anos de serviços preventivos para evitar o desgaste dos trens. O diretor geral da CAF Brasil, Agenor Marinho, preferiu não estimar se haverá um custo maior por conta disto.


Leia mais:
Governo Taques deve liberar viaduto da Sefaz meses antes do previsto; primeira correção do consórcio VLT
 
“Os valores de manutenção estão sendo estudados para depois de dois anos. Nós fazemos a manutenção desde que os trens chegaram à Cuiabá e também os serviços preventivos. Todos os dias as composições são ligadas, o ar condicionado é testado e também as portas. Tudo para evitar que eles se desgastem. Os equipamentos foram feitos para durar pelo menos 30 anos”, explica o diretor geral da CAF Brasil.
 
Vale lembrar que o Consórcio que fiscaliza a implantação do novo modal detectou avarias em algumas composições até o fim de 2014. Em alguns dos trens foram constatados vidros trincados e problemas na junção das composições. “Toda a manutenção está sendo dada. As avarias que foram detectadas devem ter acontecido no transporte”.
 
“Os registros das manutenções são enviados periodicamente ao órgão gestor do contrato com o Governo do Estado de Mato Grosso para acompanhamento. O objetivo deste trabalho é garantir o perfeito funcionamento do VLT, conforme seu projeto, da fase de armazenamento até a conclusão do contrato”, disse em nota o Consórcio.
 
Por fim, o diretor geral da CAF Brasil nega que tenha havido precipitação na compra dos trens: “Tudo está de acordo com o contrato. O cronograma de entrega foi cumprido, não foi um erro”. Um novo cronograma de entrega está sendo elaborado com o novo prazo de entrega da obra. Os serviços estão suspensos e a expectativa é que o VLT não rode antes de 2018.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet