Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Carros & Motos

Contran proíbe registro de veículos com volante do lado direito

Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20) proíbe o registro de licenciamento de veículos automotores com o volante de direção no lado direito. No entanto, veículos de coleção, com mais de 30 anos e com suas características originais mantidas, não estão incluídos na medida.


No Brasil, os veículos saem de fábrica e são vendidos com volantes do lado esquerdo. Locais como Reino Unido, Japão e Austrália, onde se utiliza a chamada "mão inglesa", possuem carros com volante do lado direito e a circulação é feita pelo lado esquerdo das vias.

No texto da nova resolução, o órgão de trânsito brasileiro explica que a decisão levou em consideração o fato de que os projetos de iluminação para os veículos em circulação no país possuírem técnicas específicas para circulação pelo lado direito da via. De acordo com o Contran, a sinalização vertical é projetada para condutores posicionados no lado esquerdo do veículo.

Aos veículos que estiverem em desacordo com a resolução, que começa a valer a partir desta quarta-feira, serão aplicadas multas do tipo grave, de 5 pontos, e ocorrerá a retenção do modelo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet