Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Equipe da Sema faz visita técnica em Foz do Iguaçu

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, e a sua equipe técnica estão em Foz do Iguaçu, no Paraná, para conhecer as instalações do programa ‘Cultivando Água Boa’ (CAB). A proposta é firmar parceria com a empresa Itaipu Binacional para a realização de ações e políticas de utilização consciente da água. Desde o início da manhã desta segunda-feira (25.05), vários pontos foram visitados, entre eles, o espaço do Ecomuseu, que abrigada o acerto histórico da usina hidrelétrica e da região, e o trabalho de coleta seletiva de uma cooperativa de 25 catadores em Santa Terezinha de Itaipu. 


Conforme Ana Luiza, também houve uma reunião com comitê gestor da CAB no município de São Miguel, onde foi possível tirar dúvidas e esclarecer pontos de atuação do programa e como ele poderia ser implantado em Mato Grosso. Ela explica que desde chegaram à cidade, também já visitaram o Parque Nacional das Cataratas, para verificar como funciona o uso público nesse espaço da Unidade de Conservação. “Temos que levar para nosso Estado esses exemplos positivos.” 

No período da tarde, a equipe da Sema, composta também pelos superintendentes de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, e Recursos Hídricos, Nédio Pinheiro, foram conhecer as barragens nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Ouro Verde Oeste, São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes e Toledo. “Ficamos encantados com o projeto de coleta seletiva, em que cada catador tem uma renda mensal de pelo menos R$ 1,5 mil, para um total de 100 toneladas de resíduos”, afirma Vânia. 

O superintendente do Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, foi o responsável pela recepção da equipe mato-grossense. “Estamos muito satisfeitos com a iniciativa do Estado de vocês em buscar informações que possam subsidiar políticas públicas para melhor gestão de um dos bens mais preciosos do ser humano, que é a água”. Ele explica que se não houver mudanças no padrão de consumo da água, haverá crise nos próximos 40 anos inclusive em Mato Grosso, causando prejuízos à população e ao setor produtivo. “Nós temos uma ideia equivocada de que nós vamos consumir e não vai acabar, talvez a crise vivenciada em São Paula tenha iniciado um despertar de consciência necessário.” 

Trabalho conjunto 

Também integram a comitiva que foi a Foz do Iguaçu o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, representantes das secretarias de Educação, de Trabalho e Assistência Social e de Desenvolvimento Regional. A visita técnica segue até sexta-feira (29.05). Entre ações ambientais integradas que a Itaipu Binacional desenvolve estão: recuperação de micro bacias (hidrográficas), proteção de matas ciliares e de toda a biodiversidade até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos nesta concepção ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente. O governo de Minas Gerais já adotou o programa Cultivando Água Boa (CAB), desde o dia 20 de março. 

Sobre a Itaipu Binacional 

É hoje a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, o programa ‘Cultivando Água Boa’ é um movimento pela sustentabilidade que visa o cuidado com as águas nos setores de distribuição de energia elétrica. Atuando desde 2003, o movimento desenvolve atualmente 25 programas de cunho socioambiental e 65 ações, além de contar com mais de 2 mil parceiros, entre estes, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitária e empresas públicas e privadas. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet