Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Meio Ambiente estuda projeto piloto de coleta seletiva para a região Centro-Sul

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira, esteve reunida nessa manhã (30) com representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (Asscavag) e do Programa Redes, do grupo Votorantim. A reunião teve como objetivo estabelecer prazos e condições para implantação de um projeto piloto de coleta seletiva que vai atender primeiramente a região Centro-Sul, antigo Nova Várzea Grande.


Ficou acertado que a Associação e o Programa Redes vão apresentar, à secretária, até o final do mês de agosto o projeto piloto. A intenção é gerar renda para as 32 famílias que integram a Asscavag, nessa primeira fase.

Como explica a secretária, a coleta seletiva deve ser uma iniciativa de todos os elos da sociedade. “Temos uma oportunidade incrível de firmar parcerias para tornar de fato a coleta uma realidade em nossa cidade, mas para isso é preciso ter a dimensão de custos e de logística, dados que estarão nesse projeto-piloto”.

Como explica o tesoureiro da Associação, Izaías Barros, o bairro Centro-Sul foi escolhido porque a entidade já faz um trabalho de conscientização e coleta seletiva no mesmo bairro, em parte do trecho que compreende a Avenida Alzira Santana.

A presidente da Associação, Joana de Paula, lembra que a coleta seletiva, além de ser uma obrigação legal por parte de todos os municípios, é um conceito que vai gerar economia para as prefeituras. “Por meio da conscientização a população vai descartar cada vez menos materiais e isso reduz o custo operacional da coleta de lixo convencional que é feita hoje, afetando o meio ambiente”, exclama.

A secretária Helen Farias Ferreira lembrou que a atual gestão está focada na implantação dessa mudança de conceito em relação ao descarte de resíduos. “Estamos fazendo um trabalho contínuo de educação ambiental. Nossas ações priorizam a preservação do meio ambiente e a mudança de comportamento das famílias”. Entre as ações está a implantação do primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV), uma espécie de container localizado no Parque Ecológico Tanque do Fancho, que recebe materiais recicláveis e que estão sendo triados e reaproveitados pelos catadores da Associação.

Ainda em parceria com o Programa Redes, a Associação faz educação ambiental em duas escolas da cidade e tem pontos de coleta e prensa em grandes supermercados. “Nas escolas Licínio Monteiro e Aristides Pompeo de Campos, a atividade é constante e um novo conceito de preservação do meio ambiente está sendo levado aos alunos e consequente às famílias quando reciclam os resíduos domésticos”.   
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet