Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

Fiemt capacita líderes empresariais para a ‘Negociação Sindical’

A negociação é um fenômeno empresarial presente em todos os momentos: nas relações de compra e venda, entre empresa e colaboradores, entre sindicatos ou entre líderes. Com o intuito de aperfeiçoar as técnicas e habilidades utilizadas para este fim, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) promove, nos dias 11 e 12, em Cuiabá, o curso ‘Negociação Sindical’, destinado aos representantes sindicais do setor industrial de Mato Grosso. O treinamento representa o quinto módulo, de um total de oito, do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Fiemt.


Entre os principais objetivos do curso estão o aprimoramento das habilidades nas relações sindicais, além da compreensão dos conceitos básicos da negociação e dos instrumentos normativos, apresentados como ferramentas geradoras de resultados eficazes. Para o presidente do Sistema Fiemt, Mauro Mendes, um líder empresarial deve pensar estrategicamente para negociar com qualidade. “O momento de realizar a negociação sindical, traçar e utilizar estratégias adequadas de diálogo faz parte de um processo complexo e delicado, que o representante sindical deve conduzir do princípio ao fim, comprometendo-se em buscar o melhor resultado”.

As atividades do PDA vêm sendo desenvolvidas desde outubro de 2008, visando profissionalizar a gestão dos sindicatos, alinhar estratégias e, principalmente, aprimorar a atuação das lideranças. “Trata-se de fortalecer a base da representação das indústrias, formada pelos sindicatos”, afirma Mendes. Segundo ele, o Programa é um dos investimentos mais importantes já recebidos pelo setor e está alinhado a um conjunto de medidas da Fiemt para 2009. “Sindicatos fortes, financeiramente sustentáveis, representativos e articuladores dos interesses empresariais e do desenvolvimento setorial são fundamentais para que a indústria evolua em competitividade e geração de emprego”.

AÇÕES PDA – Como parte das ações do PDA, em dezembro de 2008, a Fiemt fez a entrega de 36 novos computadores aos sindicatos filiados. A compra dos equipamentos está inserida em uma das linhas de atuação do Programa, denominada ‘Modernização Sindical’. A outra linha é definida como ‘Fortalecimento Empresarial’ e cada uma delas é composta por diferentes projetos, que estão sendo executados em parceria envolvendo CNI e Federações das Indústrias, desde 2008.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet