Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

Brasil e Paraguai revisarão em abril agenda bilateral e Itaipu

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, informou na terça-feira que se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 8 de abril para revisar a agenda bilateral e continuar o diálogo sobre a hidrelétrica Itaipu, compartilhada pelos dois países.


Os países, sócios na central -- que gera 90 milhões de megawatts por ano --, estão em meio a uma complexa negociação após a reclamação do governo paraguaio para obter maiores benefícios pela energia que vende ao Brasil.

Lugo disse que visitará o país vizinho atendendo a um convite do governo brasileiro para analisar as relações bilaterais.

"O marco de desenvolvimento desta reunião serão os temas bilaterais, sem dúvida Itaipu, a segunda ponte e tudo o que faz um bom relacionamento com o país irmão Brasil", disse o presidente paraguaio em entrevista coletiva.

O Paraguai é proprietário de metade da energia produzida por Itaipu, mas vende cerca de 45 por cento ao Brasil por um preço estipulado no tratado de fundação da central, que proíbe a colocação do excedente em outros países.

Autoridades paraguaias tentam elevar esse valor e modificar o tratado vigente até 2023 para poder dispor livremente da energia e eventualmente comercializá-la a outros países da região.

Lugo também disse que durante o encontro será analisado um projeto de uma segunda ponte sobre o rio Paraná para agilizar o intercâmbio comercial entre os países e cuja construção deve começar neste ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet