Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Cientistas detectam pela 1ª vez a presença de leões em parque etíope

Os cientistas confirmaram pela primeira vez a existência de leões em uma área remota do noroeste da Etiópia - uma descoberta positiva em meio a um contexto de alarmante declínio da população de leões na África.


A presença de leões foi estabelecida no Parque Nacional Alatash, no noroeste da Etiópia, na fronteira com o Sudão, durante uma missão científica liderada por Hans Bauer, disse nesta segunda-feira (1º) em comunicado a Fundação Born Free, especializada na proteção da vida selvagem.

A equipe de Bauer também constatou a presença de leões no lado sudanês, no parque Dinder, e estima entre 100 e 200 o número de animais selvagens em ambos os parques.

"Os leões estão claramente presentes no Parque Nacional Alatash e no Dinder. A presença de leões não tinha sido previamente confirmada em reuniões a nível nacional ou internacional", explicou Bauer, citado pelo comunicado.

Além de inúmeras pegadas identificadas por cientistas, eles conseguiram capturar imagens de leões feitas por dispositivos com sensores de movimento e espalhadas no parque etíope.

População de leões em perigo
Embora os moradores atestassem a existência desses felinos, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) considerava até agora o parque Alatash apenas como "possível perímetro" para os leões.

"Embora o número de leões diminua dramaticamente na África, a descoberta de uma população até hoje não confirmada é muito importante", comemorou a Fundação Born Free em um comunicado.

Dos 20 mil leões que ainda habitam o continente africano, quase metade pode desaparecer dentro de 20 anos, de acordo com um estudo publicado em outubro de 2015 na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os investigadores acreditam que eles eram dez vezes mais numerosos - cerca de 200 mil - na África em meados do século 20.

A Etiópia também abriga cerca de mil leões abissínios, reconhecíveis por sua juba preta.

Cantado por Bob Marley e Serge Gainsbourg, em referência ao "Leão de Judá", o Imperador Hailé Selassié, o leão abissínio simboliza a dinastia dos reis etíopes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet