Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Cientistas ativam reator e dão grande passo rumo à fusão nuclear

Físicos na Alemanha usaram um dispositivo experimental de fusão nuclear para produzir plasma de hidrogênio em um processo semelhante ao que ocorre no Sol. O teste é um marco importante na busca por essa fonte futurista de energia nuclear limpa e barata.


Em um evento com a presença da chanceler alemã Angela Merkel (que é PhD em física), pesquisadores do Instituto Max Planck em Freikswald ligaram o stellarator Wendelstein 7-X, um reator de fusão nuclear experimental. Eles deixaram Merkel fazer as honras, aliás. Esse stellarator de US$ 435 milhões será usado pelos físicos para testar a viabilidade de um futuro reator de fusão.

Diferentemente da fissão nuclear, na qual o núcleo de um átomo é dividido em partes menores, a fusão nuclear cria um único núcleo pesado a partir de dois núcleos mais leves. A mudança de massa resultante produz uma quantidade significativa de energia, e os cientistas acreditam que ela pode ser aproveitada como uma fonte viável de energia limpa.

Provavelmente levaremos décadas (ou muito mais) antes de a energia de fusão nuclear estar disponível, mas defensores da tecnologia dizem que ela pode substituir combustíveis fósseis e reatores de fissão nuclear convencionais. Diferentemente de reatores de fissão nuclear, que produzem grandes quantidades de lixo radioativo, o subproduto da fusão nuclear é considerado seguro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet